Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28287
|
Title: | O aprender e o Bem-estar como conceitos complexos construídos por crianças pequenas |
Authors: | Folque, M. A. Vaz-Velho, C. |
Keywords: | Escuta de crianças. Perspetivas das crianças Bem-estar Aprender Construção de significados |
Issue Date: | 11-Oct-2020 |
Citation: | Folque, M. A. & Vaz-Velho (2020). O aprender e o Bem-estar como conceitos complexos construídos por crianças pequenas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Dossiê Narrativas e pesquisas com crianças e jovens, 5 (15). 1191-1211. |
Abstract: | O modo como definimos conceitos complexos, como o conceito de “aprender” ou de “bem-estar” tem implicações na vida das crianças. Neste artigo, partimos de uma perspetiva histórico-sócio-cultural para evidenciar alguns processos dialógicos de construção de significados, entre crianças pequenas e investigadores. Revisitando duas pesquisas de cariz etnográfico, com crianças entre três e seis anos realizadas em contextos de educação infantil, reflectimos sobre algumas das condições que potenciaram a construção de significados acerca dos conceitos abstratos de “bem-estar” e de “aprender”. Identificámos como aspetos particularmente importantes: a compreensão pelas crianças dos objetivos e sentido da investigação e do valor do seu contributo; a utilização de instrumentos e linguagens em que as crianças sejam competentes; a possibilidade de construção partilhada em grupo, em que as crianças coconstroem os significados; e, por último, a competência do investigador na construção de um diálogo facilitador da exploração dos significados. As condições potenciadoras são aqui discutidas e ilustradas com exemplos concretos dos estudos revisitadas de modo a que possam ser questionadas e/ou servirem de inspiração a outros investigadores interessados em compreender o pensamento das crianças pequenas sobre conceitos abstratos, complexos e multidimensionais. |
URI: | file:///Users/assuncao/Downloads/9021-Texto%20do%20artigo-26595-1-10-20201011.pdf http://hdl.handle.net/10174/28287 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|