Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28287

Title: O aprender e o Bem-estar como conceitos complexos construídos por crianças pequenas
Authors: Folque, M. A.
Vaz-Velho, C.
Keywords: Escuta de crianças.
Perspetivas das crianças
Bem-estar
Aprender
Construção de significados
Issue Date: 11-Oct-2020
Citation: Folque, M. A. & Vaz-Velho (2020). O aprender e o Bem-estar como conceitos complexos construídos por crianças pequenas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Dossiê Narrativas e pesquisas com crianças e jovens, 5 (15). 1191-1211.
Abstract: O modo como definimos conceitos complexos, como o conceito de “aprender” ou de “bem-estar” tem implicações na vida das crianças. Neste artigo, partimos de uma perspetiva histórico-sócio-cultural para evidenciar alguns processos dialógicos de construção de significados, entre crianças pequenas e investigadores. Revisitando duas pesquisas de cariz etnográfico, com crianças entre três e seis anos realizadas em contextos de educação infantil, reflectimos sobre algumas das condições que potenciaram a construção de significados acerca dos conceitos abstratos de “bem-estar” e de “aprender”. Identificámos como aspetos particularmente importantes: a compreensão pelas crianças dos objetivos e sentido da investigação e do valor do seu contributo; a utilização de instrumentos e linguagens em que as crianças sejam competentes; a possibilidade de construção partilhada em grupo, em que as crianças coconstroem os significados; e, por último, a competência do investigador na construção de um diálogo facilitador da exploração dos significados. As condições potenciadoras são aqui discutidas e ilustradas com exemplos concretos dos estudos revisitadas de modo a que possam ser questionadas e/ou servirem de inspiração a outros investigadores interessados em compreender o pensamento das crianças pequenas sobre conceitos abstratos, complexos e multidimensionais.
URI: file:///Users/assuncao/Downloads/9021-Texto%20do%20artigo-26595-1-10-20201011.pdf
http://hdl.handle.net/10174/28287
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Folque & Vaz-Velho 2020 9021-Texto do artigo-26595-1-10-20201011-1.pdf116.28 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois