Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28125

Title: Caracterização do Gamer de eSports em Portugal
Authors: Mendonça, Christopher Nóbrega
Advisors: Teixeira, Mário Rui Coelho
Urbaneja, Jordi Seguí
Keywords: Gestão do Desporto
Eventos Desportivos
eSports
Gamers
Sports Management
Sport Events
eSports
Gamers
Gestión Deportiva
Eventos Deportivos
eSports
Jugadores
Issue Date: 9-Jul-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A dinamização e interligação entre as federações, organizações e todas as estruturas que possuem interesse nos eSports visam satisfazer as diversas equipas e jogadores, bem como dos consumidores casuais, com o objetivo de promover a diversidade cultural, o desportivismo, fair-play e marketing de forma a provocar um crescimento e desenvolvimento do desporto de uma forma sustentável, equitativa e de qualidade (Funk et al., 2017). Esta dissertação tem como objetivo caraterizar e identificar o perfil de um jogador de eSports, bem como do estudo a nível da organização e gestão deste tipo de eventos e quais a variáveis a ter em conta para a sua realização. Para este estudo foram aplicados 100 questionários a jogadores de eSports de um determinado evento realizado em Portugal, de forma presencial e sem quaisquer restrições de idade e género, de forma a que mediante as variáveis inquiridas fosse possível caraterizar do perfil do atleta e identificá-lo de acordo com as suas experiências e vivências com este desporto. Através dos resultados obtidos, foi possível a criação de um padrão específico aquando da caraterização do atleta mediante os diversos fatores estudados a diferentes níveis e ficar a conhecer de que forma estes eventos são realizados. As conclusões refletem a pouca profissionalização dos atletas, sendo que esta, ainda está em processo de crescimento e desenvolvimento, juntamente com a organização e mediatismo deste tipo de eventos no panorama nacional, que relativamente aos restantes países, ainda está numa fase de inicial de prospeção; Abstract: The dynamisation and interconnection between federations, organisations and all structures that have an interest in eSports aims to satisfy the various teams and players, as well as casual consumers, with the aim of promoting cultural diversity, sportsmanship, fair-play and marketing in order to bring about the growth and development of sport in a sustainable, equitable and quality manner (Funk et al., 2017). This dissertation aims to characterize and identify the profile of an eSports player, as well as the study at the level of organization and management of this type of events and which variables should be taken into account for its implementation. For this study, 100 questionnaires were applied to eSports players of a given event held in Portugal, in a face-to-face manner and without any age or gender restrictions, so that through the variables surveyed it was possible to characterize the athlete's profile and identify him/her according to his/her experiences and experiences with this sport. Through the results obtained, it was possible to create a specific pattern when characterizing the athlete through the various factors studied at different levels and get to know how these events are held. The conclusions reflect the low professionalization of athletes, which is still in a process of growth and development, together with the organization and media coverage of this type of events in the national panorama, which in relation to other countries, is still in an initial phase of prospecting; Resumen: La dinamización e interconexión entre las federaciones, organizaciones y todas las estructuras interesadas en los deportes electrónicos tiene por objeto satisfacer a los diversos equipos y jugadores, así como a los consumidores ocasionales, con el fin de promover la diversidad cultural, la deportividad, el juego limpio y la comercialización para lograr el crecimiento y el desarrollo del deporte de manera sostenible, equitativa y de calidad (Funk et al., 2017). Esta disertación tiene por objeto caracterizar e identificar el perfil de un jugador de deportes electrónicos, así como el estudio a nivel de organización y gestión de este tipo de eventos y qué variables deben tenerse en cuenta para su aplicación. Para este estudio se aplicaron 100 cuestionarios a los jugadores de eSports de un determinado evento celebrado en Portugal, de forma presencial y sin restricciones de edad o sexo, de manera que a través de las variables encuestadas fue posible caracterizar el perfil del deportista e identificarlo según sus experiencias y vivencias con este deporte. Gracias a los resultados obtenidos, fue posible crear un patrón específico al caracterizar al deportista a través de los diversos factores estudiados a diferentes niveles y conocer cómo se celebran estos eventos. Las conclusiones reflejan la baja profesionalización de los deportistas, que se encuentra todavía en un proceso de crecimiento y desarrollo, junto con la organización y la cobertura mediática de este tipo de eventos en el panorama nacional, que en relación con otros países, se encuentra todavía en una fase inicial de prospección
URI: http://hdl.handle.net/10174/28125
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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