Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28124

Title: Influenciadores digitais fitness
Authors: Duarte, Beatriz Isabel Sequeira
Advisors: Teixeira, Mário Rui Coelho
Almeida, Nuno Miguel Castanheira
Keywords: Digital Influencers
Marketing Digital
Fitness
Social Media
Issue Date: 16-Jul-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: No mundo atual que vivemos existe uma crescente necessidade de comunicar e partilhar conteúdos através das redes sociais e canais de comunicação interativos, sendo um meio prático e rápido de passar a mensagem ao maior número de pessoas/seguidores. Desta forma, será importante focar o tema com a área do fitness, já que a internet também promove modas, e hoje em dia o fitness começa a ser uma moda também, o que poderá ser positivo. O objetivo deste estudo foi conhecer as motivações dos seguidores assim como entender quem são os influencers fitness. Metodologicamente, foi elaborado um inquérito e partilhado através das diversas redes sociais para o máximo número de seguidores. Toda a análise estatística foi realizada com o software SPSS Statistics, utilizando a correlação de Pearson. Os resultados deste estudo foram a alteração dos comportamentos dos seguidores como: fazer a mesma receita, o mesmo treino e o mesmo exercício, devido à influência dos influencers e as principais motivações foi pelo elevado número de seguidores nos perfis e por fim, também para procurarem inspiração para um estilo de vida saudável. Contudo há uma contradição, visto que os seguidores não concordam que possuir muitos seguidores equivale a deter conhecimento técnico. Concluímos uma alteração de comportamentos pelos seguidores inspirados nos influencers fitness, ao ponto de quererem tornar mais similares fisicamente aos modelos a seguir. Assim como, as redes sociais podem ser uma ferramenta para incentivar a população que as utiliza a procurarem um estilo de vida mais saudável mas com profissionais; Abstract: In the current world that we live in, there is a growing need to communicate and share content through social networks and interactive communication channels, being a practical and quick way to get the message across to the largest number of people / followers. In this way, it will be important to focus the theme with the fitness area, since the internet also promotes fashions, and nowadays fitness starts to be a fashion too, which can be positive. The objective of this study was to know the motivations of the followers as well as to understand who the fitness influencers are. Methodologically, a survey was prepared and shared through the various social networks for the maximum number of followers. All statistical analysis was performed using the SPSS Statistics software, using Pearson's correlation. The results of this study were the change in the behaviour of followers, such as: making the same recipe, the same training and the same exercise, due to the influence of influencers and the main motivations was the high number of followers in the profiles and finally, also to look for inspiration for a healthy lifestyle. However, there is a contradiction, since followers do not agree that having many followers is equivalent to having technical knowledge. We concluded a change in behaviour by followers inspired by fitness influencers, to the point of wanting to become more physically similar to the models to follow. Likewise, social networks can be a tool to encourage the population that uses them to seek a healthier lifestyle but with professionals; Resumen: En el mundo actual en el que vivimos, existe una creciente necesidad de comunicarse y compartir contenido a través de redes sociales y canales de comunicación interactivos, siendo una forma práctica y rápida de transmitir el mensaje al mayor número de personas / seguidores. De esta manera, será importante enfocar el tema con el área de fitness, ya que Internet también promueve las modas, y hoy en día el fitness también comienza a ser una moda, lo que puede ser positivo. El objetivo de este estudio fue conocer las motivaciones de los seguidores, así como comprender quiénes son los influenciadores del estado físico. Metodológicamente, se preparó y compartió una encuesta a través de varias redes sociales para el número máximo de seguidores. Todos los análisis estadísticos se realizaron utilizando el software SPSS Statistics, utilizando la correlación de Pearson. Los resultados de este estudio fueron el cambio en el comportamiento de los seguidores, tales como: hacer la misma receta, el mismo entrenamiento y el mismo ejercicio, debido a la influencia de los influencers y la principal motivación fue el alto número de seguidores en los perfiles y, finalmente, también buscar inspiración para un estilo de vida saludable. Sin embargo, existe una contradicción, ya que los seguidores no están de acuerdo en que tener muchos seguidores sea equivalente a tener conocimientos técnicos. Llegamos a la conclusión de un cambio en el comportamiento de los seguidores inspirados por personas influyentes en el estado físico, hasta el punto de querer ser físicamente más similares a los modelos a seguir. Asimismo, las redes sociales pueden ser una herramienta para alentar a la población que las utiliza a buscar un estilo de vida más saludable pero con profesionales.
URI: http://hdl.handle.net/10174/28124
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Direcao_e_Gestao_Desportiva-Beatriz_Isabel_Sequeira_Duarte.pdf2.69 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois