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http://hdl.handle.net/10174/27830
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Title: | Da avaliação aferida à avaliação em sala de aula: um estudo em escolas do ensino básico de São tomé e Príncipe |
Authors: | Ribeiro, Mirabel Costa |
Advisors: | Cid, Marília Castro |
Keywords: | Avaliação Aferida Avaliação Formativa Estratégias Pedagógicas Ensino Básico Sistema Educativo de São Tomé e Príncipe Measured National Assessment Measured National Assessment, Formative Evaluation Pedagogical Strategies Basic Education |
Issue Date: | 10-Jul-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo tem como ponto de partida os resultados da Avaliação Nacional, designada em São Tomé e Príncipe de Avaliação Aferida de Larga Escala no Ensino Básico (AALEB), nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no ano lectivo 2015/2016, e as avaliações realizadas pelos professores nas salas de aula. Procura também caracterizar práticas avaliativas, com vista a compreender o contexto e identificar possibilidades de melhoria.
Para a efectivação deste estudo, a metodol
ogia adoptada baseou se num
paradigma de tipo interpretativo com abordagem qualitativa, tendo se realizado uma revisão bibliográfica com vista à fundamentação teórica do trabalho e ao aprofundamento conducente à recolha e análise de dados obtidos.
Com este estudo, espera-se contribuir para a definição de estratégias que possam
con duzir à melhoria das práticas de professores na sala de aula, uma vez que as
informações relativas à avaliação externa mostram que o nível de aprendizagem dos
alunos está abaixo do desejável. Deste modo, os dados recolhidos consistiram essencialmente na entrevista e observação de aulas de 6 professores que leccionavam as turmas de 4.ª classe das escolas onde se realizou o estudo.
A realização do estudo permitiu chegar às seguintes conclusões principais: por um lado, referir que efectivamente os professores têm pouco conhecimento do processo da avaliação aferida e desconhecimento dos seus resultados; por outro lado, parece haver uma tendência instalada para apoiar/ ensinar os alunos durante as avaliações formativas e sumativas, fazendo com que os alunos se sintam condicionados ao desenvolver as avaliações externas. No nosso entender, as direcções do Ministério da Educação e das escolas recebem os resultados mas não procedem à devida divulgação dos mesmos junto aos professores. Por isso, torna-se importante sugerir que em avaliações futuras seja criada uma equipa de trabalho para pensar nas estratégias de melhoria dos problemas detectados; From the Measured National a ssessment to classroom assessment : a study in
São Tomé and Pr íncipe Primary Schools.
ABSTRACT:
The present study has as its starting point the results of the National Assessment, designated in S. Tomé and Principe of Large Scale Assessment in Basic Education (AALEB), in the Portuguese Language and Mathematics subjects in the academic year 2015/2016 and the evaluations since these results are contrasting. It also seeks to characterize evaluative practices in the classroom, in order to understand the context and identify possibilities for improvement.
For the purpose of this study, the adopted methodology followed an interpretive paradigm with a qualitative approach. A bibliographic review was carried out in order to deepen the work leading to the collection and analysis of the data obtained.
With this study, it is expected to contribute to the definition of strategies that can lead to the improvement of teachers' practices in the classroom, since the information related to the external evaluation shows that the level of student learning is below the desirable level. The data collected consisted mainly of the interview and observation of classes of 6 teachers who teach the 4th class classes of the schools where the study was carried out. Conducting the study led to the following conclusions: Firstly, it should be noted that teachers do not know much about the evaluation process and are not aware of their results; on the other hand, there seems to exist an installed tendency to support / teach students during formative and summative evaluations, making students feel conditioned in developing external assessments. In our opinion, the directorates of the Ministry of Education and of the schools received the results but did not proceed to the proper disclosure of them to the teachers. Therefore, it is important to suggest that in future evaluations a work team be created to think about strategies to improve the problems detected. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27830 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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