|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27796
|
Title: | Mover, Co-Mover, Ver - História de uma indagação através da prática artística |
Authors: | Leitão, Maria Balbina Dias Pires |
Advisors: | Furtado, Teresa Veiga Oliveira, Márcia Cristina Almeida |
Keywords: | Ver Artes visuais Corporização Memória Movimento Dança See Visual arts Embodiment Memory Movement Dance |
Issue Date: | 28-Feb-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Todo o nosso desejo se organiza em torno do ver. Deixamos de ser o pouco que
somos quando damos sentido e incorporamos o que vemos.
O corpo, enquanto forma e reflexo da história pessoal dependente da experiência
sensível e significativa no mundo, sujeito a diferentes modos de ver e ser visto, é o meu
objecto de estudo central. Esta investigação irá assentar em questões de corporeidade e
identidade que, ao longo da vida, vão sofrer alterações e adquirir novas formas,
cicatrizes e reconformações.
Tendo como ponto de partida a minha prática artística de pintura, desenho,
gravura e vídeo, a investigação MOVER, CO-MOVER, VER aspira integrar
movimento, cor, palavras, imagens, reflexões, fragmentos, filmagens – para ir mais
além, tendo como referência o estado da arte do nosso tema de estudo central, isto é, as
questões do corpo e da visão a partir de artistas que cruzam o universo das artes desde a
pintura, vídeo, performance, movimento, instalação e literatura. Entre estes artistas
destaco Carolee Schneemann, Nancy Spero, Clarice Lispector e Pablo Neruda.
Para enquadrar esta compreensão, apoio-me em pensadores importantes na área
de estudos culturais, história de arte, e ciências sociais como Ana Gabriela Macedo,
José A. Bragança de Miranda, Susan Gubar, Adrienne Rich, Hélène Cixous, Nancy
Huston, David Le Breton, Georges Didi-Huberman e Italo Calvino.
Este trabalho é uma indagação interminável, re-visão sempre incompleta da
nossa sobre-vivência; Title: MOVE, CO-MOVE, SEE – History of an inquiry through
artistic practice
ABSTRACT: All our desire is organized around seeing. We stop being the little we are when
we make sense and incorporate what we see.
The body, as a form and reflection of personal history dependent on sensitive
and meaningful experience in the world, subject to different ways of seeing and being
seen, is my central object of study. This research will be based on corporeality and
identity issues that, throughout life, will change and acquire new forms, scars and
reconformations.
Taking as a starting point my artistic practice of painting, drawing, engraving
and video, the research MOVE, CO-MOVE, SEE aspires to integrate movement, color,
words, images, reflections, fragments, footage – to go further by reference to the stateof-the-art of our central subject matter, that is, the questions of body and vision from
artists that cross the universe of the arts from painting, video, performance, movement,
installation and literature. These artists include Carolee Schneemann, Nancy Spero,
Clarice Lispector and Pablo Neruda.
To frame this understanding, I rely on leading thinkers in the field of cultural
studies, art history, and social sciences such as Ana Gabriela Macedo, Jose A. Bragança
de Miranda, Susan Gubar, Adrienne Rich, Nancy Huston, David Le Breton, Georges
Didi-Huberman, Italo Calvino.
This work is an endless quest, always incomplete re-view of our survival. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27796 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|