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http://hdl.handle.net/10174/27795
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Title: | Fuga e liberdade na arte contemporânea: um contributo através da instalação artística |
Authors: | Silva, Antônio Régis da |
Advisors: | Furtado, Teresa Veiga Scott, Steven |
Keywords: | Fuga Liberdade Identidade cultural Diáspora Artes visuais Escape Freedom Cultural identity Diaspora Visual arts |
Issue Date: | 12-Mar-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este relatório de Trabalho de Projecto intitulado “Fuga e Liberdade na Arte
Contemporânea: um contributo através da instalação artística”, busca investigar o modo
como se manifestam e são interpretados na arte contemporânea os temas da fuga e da
liberdade, assim como suas condições e consequências, no contexto neoliberal
ocidental de migrações internacionais. Defendo que a fuga e a liberdade se encontram
presentes no modo como as pessoas vivem e convivem nas sociedades neoliberais
actuais e analiso diversas representações deste tema, bem como os comportamentos
e mudanças sociais que se encontram na sua origem, na arte contemporânea e na
minha própria criação artística. Procuro analisar a busca constante das pessoas pela
fuga e pela liberdade, explorando através da arte, de uma forma que procuro que seja
relevante e representativa, os questionamentos mais profundos das pessoas e as
consequências de carácter político, ético e social de suas escolhas existenciais.
No decorrer desta investigação analiso a minha prática artística, confrontandoa com as reflexões e conceitos de pensadores como Fredric Jameson (EUA, 1934) e
Frantz Fanon (Martinica, 1925-EUA, 1961). As reflexões sobre o conceito de fuga têm
por base as análises sobre identidade cultural e diáspora africana, levadas a cabo pelo
teórico cultural Stuart Hall (Jamaica, 1932-Reino Unido, 2014). Relativamente ao
conceito de liberdade, recorro ao pensador Zygmunt Bauman (Polônia, 1925-Reino
Unido, 2017), que o analisa no contexto contemporâneo neoliberal, e também à ideia de
lugar de fala, advogada pela pensadora Djamila Ribeiro (Brasil, 1980).
A partir da ideia de identidade negra, centro-me no estudo de artistas como
Grada Kilomba (Portugal, 1968), John Akomfrah (Gana, 1957), Yinka Shonibare
(Nigéria, 1962) e Kara Walker (EUA, 1969). Esses artistas abordam a cultura afroamericana/europeia e descrevem as suas experiências e vivências ao longo da história
e também as suas interpretações das influências do colonialismo, expondo os
estereótipos raciais da sociedade ocidental contemporânea; ABSTRACT:
This Project Work report entitled “Escape and Freedom in Contemporary Art: a
contribution through artistic installation”, seeks to investigate how the themes of escape
and freedom are manifested and interpreted in contemporary art, and their conditions
and consequences, in the western neoliberal context of international migrations. I argue
that escape and freedom are present in the way people live and live in today's neoliberal
societies and I analyze various representations of this theme, as well as the behaviors
and social changes that are in their origin, contemporary art and my own artistic creation.
I try to analyze people's constant search for escape and freedom, exploring through art
in a way that I seek to be relevant and representative, people's deepest questions and
the political, ethical and social consequences of their existential choices.
In the course of this investigation, I analyze my artistic practice, confronting it with the
reflections and concepts of thinkers such as Fredric Jameson (USA, 1934) and Frantz
Fanon (Martinica, 1925-USA, 1961). Reflections on the concept of escape are based on
analyzes of cultural identity and African diaspora by cultural theorist Stuart Hall (Jamaica,
1932-United Kingdom, 2014). Regarding the concept of freedom, I turn to thinker
Zygmunt Bauman (Poland, 1925-United Kingdom, 2017), who analyzes it in the
contemporary neoliberal context, and also to the idea of place of speech, advocated by
thinker Djamila Ribeiro (Brasil, 1980).
From the idea of black identity, I focus on the study of artists such as Grada Kilomba
(Portugal, 1968), John Akomfrah (Gana, 1957) and Yinka Shonibare (Nigeria, 1962).
These artists approach African-American/European culture and describe their
experiences throughout history and their interpretation of the influences of colonialism,
exposing the racial stereotypes of contemporary Western society. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27795 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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