Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27795

Title: Fuga e liberdade na arte contemporânea: um contributo através da instalação artística
Authors: Silva, Antônio Régis da
Advisors: Furtado, Teresa Veiga
Scott, Steven
Keywords: Fuga
Liberdade
Identidade cultural
Diáspora
Artes visuais
Escape
Freedom
Cultural identity
Diaspora
Visual arts
Issue Date: 12-Mar-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este relatório de Trabalho de Projecto intitulado “Fuga e Liberdade na Arte Contemporânea: um contributo através da instalação artística”, busca investigar o modo como se manifestam e são interpretados na arte contemporânea os temas da fuga e da liberdade, assim como suas condições e consequências, no contexto neoliberal ocidental de migrações internacionais. Defendo que a fuga e a liberdade se encontram presentes no modo como as pessoas vivem e convivem nas sociedades neoliberais actuais e analiso diversas representações deste tema, bem como os comportamentos e mudanças sociais que se encontram na sua origem, na arte contemporânea e na minha própria criação artística. Procuro analisar a busca constante das pessoas pela fuga e pela liberdade, explorando através da arte, de uma forma que procuro que seja relevante e representativa, os questionamentos mais profundos das pessoas e as consequências de carácter político, ético e social de suas escolhas existenciais. No decorrer desta investigação analiso a minha prática artística, confrontandoa com as reflexões e conceitos de pensadores como Fredric Jameson (EUA, 1934) e Frantz Fanon (Martinica, 1925-EUA, 1961). As reflexões sobre o conceito de fuga têm por base as análises sobre identidade cultural e diáspora africana, levadas a cabo pelo teórico cultural Stuart Hall (Jamaica, 1932-Reino Unido, 2014). Relativamente ao conceito de liberdade, recorro ao pensador Zygmunt Bauman (Polônia, 1925-Reino Unido, 2017), que o analisa no contexto contemporâneo neoliberal, e também à ideia de lugar de fala, advogada pela pensadora Djamila Ribeiro (Brasil, 1980). A partir da ideia de identidade negra, centro-me no estudo de artistas como Grada Kilomba (Portugal, 1968), John Akomfrah (Gana, 1957), Yinka Shonibare (Nigéria, 1962) e Kara Walker (EUA, 1969). Esses artistas abordam a cultura afroamericana/europeia e descrevem as suas experiências e vivências ao longo da história e também as suas interpretações das influências do colonialismo, expondo os estereótipos raciais da sociedade ocidental contemporânea; ABSTRACT: This Project Work report entitled “Escape and Freedom in Contemporary Art: a contribution through artistic installation”, seeks to investigate how the themes of escape and freedom are manifested and interpreted in contemporary art, and their conditions and consequences, in the western neoliberal context of international migrations. I argue that escape and freedom are present in the way people live and live in today's neoliberal societies and I analyze various representations of this theme, as well as the behaviors and social changes that are in their origin, contemporary art and my own artistic creation. I try to analyze people's constant search for escape and freedom, exploring through art in a way that I seek to be relevant and representative, people's deepest questions and the political, ethical and social consequences of their existential choices. In the course of this investigation, I analyze my artistic practice, confronting it with the reflections and concepts of thinkers such as Fredric Jameson (USA, 1934) and Frantz Fanon (Martinica, 1925-USA, 1961). Reflections on the concept of escape are based on analyzes of cultural identity and African diaspora by cultural theorist Stuart Hall (Jamaica, 1932-United Kingdom, 2014). Regarding the concept of freedom, I turn to thinker Zygmunt Bauman (Poland, 1925-United Kingdom, 2017), who analyzes it in the contemporary neoliberal context, and also to the idea of place of speech, advocated by thinker Djamila Ribeiro (Brasil, 1980). From the idea of black identity, I focus on the study of artists such as Grada Kilomba (Portugal, 1968), John Akomfrah (Gana, 1957) and Yinka Shonibare (Nigeria, 1962). These artists approach African-American/European culture and describe their experiences throughout history and their interpretation of the influences of colonialism, exposing the racial stereotypes of contemporary Western society.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27795
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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