|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27793
|
Title: | Herstory: representações de histórias de vida por mulheres artistas brasileiras desde a segunda metade do século XX |
Authors: | Oliveira, Edilaine Matos de |
Advisors: | Furtado, Teresa Veiga Pinto, Paula Maria Vieira Reaes |
Keywords: | Mulheres artistas brasileiras Artes visuais História de arte Herstory Identidade Brazilian women artists Visual arts Art history H erstory Identity |
Issue Date: | 28-Feb-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O Relatório de Trabalho de Projecto Herstory: Representações de
histórias de vida por mulheres artistas brasileiras desde a segunda metade do
século XX teve como objectivo principal investigar de que modo e em que
contexto social e cultural, desde meados do século XX aos nossos dias, as
mulheres artistas brasileiras representaram e deram visibilidade às suas
histórias de vida e de outras minorias através dos seus trabalhos artísticos.
Esta investigação teve como pano de fundo as artes visuais e a história
de arte, e como objecto de estudo as obras das artistas brasileiras Ligia Clark,
Lygia Pape, Márcia X, Adriana Varejão, Fabiana Faleiros e Priscila Rezende. As
suas obras, serviram como inspiração das instalações fotográficas e
performances que realizei ao longo do Curso de Mestrado em Práticas Artísticas
em Artes Visuais.
O meu percurso académico na área do marketing e do jornalismo, seguido
de um historial profissional como radialista, jornalista e fotógrafa, levaram-me a
explorar diferentes possibilidades de expressão através da fotografia e da
performance corporal, de forma a conseguir alcançar públicos de leitores e de
ouvintes distintos. Nesse sentido, a motivação para esta pesquisa e a escolha
da performance e da fotografia como suporte das minhas obras nasceu de
experiências vividas ao longo do meu percurso pessoal e profissional.
Estes trabalhos artísticos centraram-se em um conjunto de questões e
reflexões, ligadas às minhas experiências e vivências pessoais e profissionais
enquanto mulher, brasileira, imigrante, estudante de belas-artes e fotógrafa. Esta
pesquisa socorreu-se das análises e de conceitos das pensadoras e
historiadoras Heloísa Buarque de Hollanda, Linda Nochlin, Roberta Barros e,
Ana Gabriela Macedo; ABSTRACT:
The Herstory Project Work Report: Representations of life stories by
Brazilian women artists since the second half of the twentieth century aimed to
investigate how and in what social and cultural context, from the mid-twentieth
century to our day, Brazilian women artists represented and gave visibility to their
life and other minority stories through their artwork.
This research had as background the visual arts and art history, and as
object of study the works of the Brazilian artists Ligia Clark, Lygia Pape, Márcia
X, Adriana Varejao, Fabiana Faleiros and Priscila Rezende. His works served as
inspiration for the photographic installations and performances that I conducted
during the Master Course in Artistic Practice in Visual Arts.
My academic background in marketing and journalism, followed by a
professional background as a broadcaster, journalist and photographer, led me
to explore different possibilities of expression through photography and body
performance, in order to reach readers and readers alike. from distinct listeners.
In this sense, the motivation for this research and the choice of performance and
photography as support for my works was born from experiences lived along my
personal and professional career.
These works focused on a set of questions and reflections, linked to my
personal and professional experiences as a woman, Brazilian, immigrant, student
of fine art and photographer. This research used the analysis and concepts of
thinkers and historians Heloísa Buarque de Hollanda, Linda Nochlin, Roberta
Barros and Ana Gabriela Macedo |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27793 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|