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http://hdl.handle.net/10174/27787
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Title: | Marketing verde no turismo na Ilha do Príncipe |
Authors: | Pires, Wander Dias de Sousa |
Advisors: | Lucas, Maria Raquel Marreiros, Cristina Galamba |
Keywords: | Marketing Verde Turismo Sustentável Reserva da Biosfera Percepção Habitantes Ilha do Príncipe Green Marketing Sustainable Tourism Biosphere Reserve Perceptions Inhabitants Príncipe Island |
Issue Date: | 4-Feb-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O marketing verde e o ecoturismo, ou turismo ecológico, estão a aumentar à escala
mundial, sendo o segmento de crescimento mais rápido dentro da indústria do turismo.
Inicialmente, este conceito foi adotado para conservar o ambiente mas, no seu
desenvolvimento, tem-se tornado também uma estratégia de marketing para o turismo e um
estímulo aos turistas com preocupações ambientais.
Tendo em conta que o ambiente é primordial para desenvolvimento da prática da
actividade turística, mas que o turismo pode ter consequências negativas nesse mesmo
ambiente, as organizações ligadas ao turismo e as comunidades locais devem trabalhar em
conjunto para minimizar os impactos negativos, numa visão estratégica de marketing verde e
de desenvolvimento sustentável da ilha.
Assim importa saber se a inserção da ilha do Príncipe numa Reserva da Biosfera se tem
traduzido em estratégias e acções de marketing verde das organizações turísticas que satisfaçam
os habitantes da ilha. Neste sentido, o objectivo deste trabalho foi o de conhecer a opinião dos
habitantes da ilha do Príncipe sobre a HBD, avaliando as prácticas de marketing verde que
adopta.
Para tal, foi feita uma investigação conclusiva-descritiva, de natureza mista (qualitativa e
quantitativa), que seguiu três etapas, uma de revisão da literatura e documental com recurso a
fontes de informação secundárias. As outras duas, de recolha de dados primários, foram
suportadas numa entrevista informal aos responsáveis da HBD, e num inquérito por
questionário a uma amostra de residentes na ilha para conhecer a sua percepção e o seu grau
de satisfação relativamente às práticas de marketing verde da HBD. Os resultados obtidos
evidenciam que o destino turístico Ilha do Príncipe não só atende às questões ambientais nas
suas estratégias de marketing verde como estas satisfazem os residentes sendo o bom
relacionamento entre a empresa e a comunidade local, fundamental ao sucesso e boa imagem
do destino turistíco; Abstract:
Green marketing and ecotourism are increasing worldwide and are the fastest growing
segment within the tourism industry. Initially, this concept was adopted to preserve the
environment but, in its development, it has also become a marketing strategy for tourism and a
stimulus for tourists with environmental concerns. Therefore, is important to know whether the
trecognition of Princepe’s Island as Biosphere Reserve has translated into green marketing
strategies and actions of tourist organizations that are perceived and valued by the inhabitants
of the island.
Considering that Environment is essential for the development of tourism, but that tourism
can have negative consequences for the same environment, tourism organizations and local
communities must work together to minimize negative impacts in a strategic vision of green
marketing and sustainable development of the island. In this sense, the objective of this work
was to know the opinion of Príncipe’s Island inhabitants with HBD, evaluating the practices of
green marketing that it adopts.
To this end, a Conclusive-Descriptive mixed research approach (Qualitative and
Quantitative) was carried out to understand the perceptions and satisfaction of the inhabitants
with HBD. First, an initial review of the literature using secondary sources of information was
implemented. Than two thecniques of primary data collection were adopted: an interview with
HBD managers and a questionnaire survey of a sample of Island to inquire about their degree of
satisfaction with HBD's green marketing practices. The results obtained showed that Príncipe
Island as a tourist destination not only addresses environmental issues in its green marketing
strategies as these satisfy the residents, being the good relationship between the company and
the local community, essential to the success and good image of the tourism destination. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27787 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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