|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27525
|
Title: | Perceções de professores de 1.º ciclo sobre a implementação de um programa de promoção de mudanças no processo de ensino e aprendizagem. O caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI |
Authors: | Cristovão, A. Verdasca, J. Candeias, A. |
Editors: | Azevedo, Joaquim |
Keywords: | Aprender para o Bem-Estar desenvolvimento do professor desenvolvimento de competências nos alunos trabalho colaborativo de professores formação de professores |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Católica Portuguesa |
Citation: | Cristóvão, A. M., Verdasca, J., & Candeias, A. (2019). Perceções de professores de 1.º ciclo sobre a implementação de um programa de promoção de mudanças no processo de ensino e aprendizagem. O caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (19), 14-40. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2019.5291 |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo analisar as perceções de sete professores do 1.º ciclo acerca da implementação de um projeto-piloto assente no paradigma “Aprender para o Bem-Estar”, que procura a melhoria das aprendizagens através da aquisição dos conhecimentos básicos no interior do currículo formal e o desenvolvimento de capacidades habilitantes de raciocínio analítico e prático, da resiliência e responsabilidade e de competências tecnológicas, emocionais, sociais e criativas. O corpusda análise de conteúdo é constituído por sete entrevistas. Foram codificadas 485 unidades de registo, sistematicamente agrupadas em cinco categorias: “Impacto nos alunos”, “Impacto nos professores”, “Impacto nas práticas didático-pedagógicas”, “Fatores facilitadores” e “Fatores de constrangimento”. Os resultados indicam que o projeto se alinhou fortemente com os objetivos iniciais, tendo sido os professores os principais responsáveis por essa convergência. Os docentes destacaram a sua satisfação com a participação no projeto e o seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como o desenvolvimento de competências nos alunos, o aumento dos seus níveis motivacionais e as melhorias consideráveis nas aprendizagens. Enfatizaram as atividades desenvolvidas, o trabalho colaborativo e a melhoria do ambiente em sala de aula, elogiando o apoio da equipa de investigação e a formação recebida e lamentando a extensão do currículo. |
URI: | https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/5291 http://hdl.handle.net/10174/27525 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica PSI - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|