Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27109

Title: Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática
Authors: Araujo, Angelica
Borralho, António
Editors: Mendes, Iran
Silva, Carlos
Keywords: Comunicação Matemática
Educação Matemática
Pesquisas em Comunicação Matemática
Mapeamento pesquisas
Issue Date: 2019
Publisher: Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM)-Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (Instituto de Educação Matemática e Científica-Universidade Federal do Pará (UFPA))
Citation: Araújo, A. & Borralho, A. (2019). Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC), 14(32), 97-117. Retirado de http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/206
Abstract: Este artigo tem por objetivo divulgar as pesquisas (dissertações e teses) desenvolvidas com o tema “comunicação matemática”, produzidas em programas de pós-graduação no Brasil e revelar os principais contributos para o estudo do tema. As contribuições estão apresentadas em tópicos: áreas de conhecimento, foco de investigação e categorias/temas. Para selecionar tais pesquisas realizaram-se buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a intenção de mapear os trabalhos que tratavam da comunicação matemática numa perspectiva de interação social. Apresentam-se, em linhas gerais, os pressupostos para a comunicação matemática na educação básica no âmbito nacional e internacional. Os resultados do mapeamento mostram um aumento no número de pesquisas realizadas com este tema. A maioria das pesquisas se desenvolveu na grande área de conhecimento multidisciplinar, na área de conhecimento da educação e na área de concentração em educação nas ciências. Uma maior quantidade de trabalhos abordou i) ambientes virtuais de aprendizagem e fóruns de discussão e ii) narrativas orais, escritas e linguagem como foco de investigação. E, quanto a categorias e temas, a maioria dos estudos analisados desenvolveu a temática da comunicação e da aprendizagem de alunos
URI: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/206
http://hdl.handle.net/10174/27109
ISBN: 1980-3141
ISSN: 2675-1909
Type: article
Appears in Collections:PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
206-569-1-PB (1).pdf392.99 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois