Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27090

Title: A profissionalidade docente no ensino básico em S. Tomé e Príncipe
Authors: Nascimento, Madalena Dias Pinto do
Advisors: Sebastião, Luís
Keywords: Profissionalidade
Docente
Saberes
Construção e Ensino
Professionalism
Teacher
Knowledge
Construction and Teaching
Issue Date: 10-Jul-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo espelha o interesse em perceber a degradação da qualidade do ensinoe aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico, que transpareceu com evidência nosresultados de Avaliação1 Aferida a Larga Escala, para entender como os professores constroem a sua Profissionalidade A metodologia adoptada foi de natureza qualitativa, com recurso a entrevista semiestruturada a 10 professores da 4ª classe, com o propósito de proporcionar respostas que possam servir de suporte para a perfeita compreensão da atitude, das experiências, do que tem sido a prática do professor, do conhecimento e dos saberes utilizados no seu espaço, para desempenhar todas as suas tarefas autoconstruídos e que concorreram para “ser e tornar-se professor” e possibilitar a Construção de Profissionalidade Docente no Ensino Básico em São Tomé e Príncipe. Os resultados partiram da discussão organizada em cinco grandes categorias: Formação, Saberes e Conhecimentos, Condições de trabalho, Construção da Carreira docente e Sentimento do Professor sobre a Profissão. Chegou-se a conclusão que o nível baixo de ensino e aprendizagem é resultante da deficiente Formação recebida da instituição responsável, das limitações dos professores em apropriarem-se de novos Saberes e Conhecimentos, de poucas Condições do Trabalho Docente, da inexistência de manuais escolares, da pouca valorização da classe docente e do sentimento que têm sobre a profissão; ABSTRACT: The present study reflects the interest in perceiving the degradation of the quality of teaching and learning in the first cycle of Basic Education, which was evidenced by the results of the Large Scale Assessment, to understand how teachers construct their Professionalism The methodology adopted was of a qualitative nature, using a semistructured interview with a universe of 10 4th grade teachers, with the purpose of providing answers that can support the perfect understanding of the attitude, the experiences, of what has been the practice the teacher, the knowledge and the knowledge used in their space, to perform all their self-constructed tasks and that competed to "be and become a teacher." In this way, to design strategies and measures that can contribute to improve teaching and learning, make possible the Construction of Professional Teaching in Basic Education in São Tomé and Príncipe. The results were based on the discussion organized in five main categories: Training, Knowledge and Knowledge, Working Conditions, Construction of the Teaching Career and Teacher Sentiment about the Profession. It was concluded that the low level of teaching and learning results from the deficient training received from the institution responsible, the limitations of teachers in appropriating new knowledge and knowledge, few working conditions, lack of textbooks, the lack of appreciation of the teaching profession and the feeling they have about the profession.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27090
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ciências_da_Educação_Administração_Regulação_e_Políticas_Educativas_(São_Tomé_e_Príncipe)-Madalena_Dias_Pinto_do_Nascimento-A_profissionalidade_docente_no_ensino....pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois