|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26856
|
Title: | Aprender e partilhar: a didática solidária e socialmente responsável da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora |
Authors: | Nico, Bravo Nico, Lurdes Pratas Lopes, Daniela Ramalho, Patrícia Sampaio, Vanessa |
Editors: | SPCE |
Keywords: | Educação e Território Educação Comunitária Educação Popular Ensino Superior Currículo |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | SPCE |
Citation: | NICO, Bravo, NICO, Lurdes, SAMPAIO, Vanessa, LOPES, Daniela, RAMALHO, Patrícia, (2019). Aprender e partilhar: a didática solidária e socialmente responsável da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora. in Atas do XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Coimbra: SPCE. pp. 545-549 |
Abstract: | Fundada em 2009, a Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora (UPTE/UÉ) é, na atualidade, uma rede regional de educação popular com presença nos concelhos de Alandroal, Barrancos, Évora (Canaviais e São Miguel de Machede), Portel, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo. Assumindo um modelo de educação popular e comunitário, de perfil intergeracional, promovido em contextos não-formais e assente num trabalho cooperativo interinstitucional, no território do Alentejo, a UPTE/UÉ contribui para a concretização da missão
da Universidade de Évora, através da sua atividade de extensão, junto das comunidades locais, para a qual são convocados os recursos científicos, culturais, pedagógicos, tecnológicos e
humanos da academia. Neste trabalho apresentam-se os principais projetos educativos da UPTE/UÉ, nos quais a participação estudantil é privilegiada e enquadrada no âmbito dos respetivos percursos formais de formação. Através da UPTE/UÉ, os estudantes desenham e
concretizam projetos de educação popular abertos à participação popular, com a supervisão dos seus docentes e no contexto das unidades curriculares que frequentam. Desta forma, os resultados e produtos das suas aprendizagens tornam-se um bem público que se disponibiliza, através de projetos educativos disponíveis à participação de públicos diferenciados e pouco frequentes no ensino superior. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26856 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|