Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26856

Title: Aprender e partilhar: a didática solidária e socialmente responsável da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora
Authors: Nico, Bravo
Nico, Lurdes Pratas
Lopes, Daniela
Ramalho, Patrícia
Sampaio, Vanessa
Editors: SPCE
Keywords: Educação e Território
Educação Comunitária
Educação Popular
Ensino Superior
Currículo
Issue Date: 2019
Publisher: SPCE
Citation: NICO, Bravo, NICO, Lurdes, SAMPAIO, Vanessa, LOPES, Daniela, RAMALHO, Patrícia, (2019). Aprender e partilhar: a didática solidária e socialmente responsável da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora. in Atas do XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Coimbra: SPCE. pp. 545-549
Abstract: Fundada em 2009, a Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora (UPTE/UÉ) é, na atualidade, uma rede regional de educação popular com presença nos concelhos de Alandroal, Barrancos, Évora (Canaviais e São Miguel de Machede), Portel, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo. Assumindo um modelo de educação popular e comunitário, de perfil intergeracional, promovido em contextos não-formais e assente num trabalho cooperativo interinstitucional, no território do Alentejo, a UPTE/UÉ contribui para a concretização da missão da Universidade de Évora, através da sua atividade de extensão, junto das comunidades locais, para a qual são convocados os recursos científicos, culturais, pedagógicos, tecnológicos e humanos da academia. Neste trabalho apresentam-se os principais projetos educativos da UPTE/UÉ, nos quais a participação estudantil é privilegiada e enquadrada no âmbito dos respetivos percursos formais de formação. Através da UPTE/UÉ, os estudantes desenham e concretizam projetos de educação popular abertos à participação popular, com a supervisão dos seus docentes e no contexto das unidades curriculares que frequentam. Desta forma, os resultados e produtos das suas aprendizagens tornam-se um bem público que se disponibiliza, através de projetos educativos disponíveis à participação de públicos diferenciados e pouco frequentes no ensino superior.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26856
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
BN.C.64.pdf205.85 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois