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http://hdl.handle.net/10174/26706
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Title: | Estratégias do ensino das artes plásticas: um contributo para as políticas educativas no 1º ciclo do ensino básico em S. Tomé e Príncipe |
Authors: | Carvalho, Deolinda Soares Monteiro |
Advisors: | Moreira, Lurdes |
Keywords: | Artes Plásticas Gestão Curricular ensino e aprendizagem Política Educativa Fine Arts Curriculum Management teaching and learning Educational Policy |
Issue Date: | 29-Dec-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A Proposta Curricular do Ensino Básico de São Tomé e Príncipe aponta para o facto das competências artísticas contribuírem para o desenvolvimento das capacidades consideradas fundamentais e estruturantes das crianças e jovens e consequentemente para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Porém, a Educação artística “Artes Plásticas” continua a ser pouco valorizada no contexto do sistema educativo santomense.
Neste sentido, o presente trabalho de investigação procurou analisar os factores que dificultam a implementação do ensino das artes plásticas, na realidade das escolas do 1º ciclo do básico no país e encontrar respostas que possam ajudar a melhorar as políticas e estratégias nesse domínio.
A recolha de dados decorreu da aplicação de questionário destinado aos professores do 1º ciclo e entrevista aos gestores escolares. A análise de dados deu-se pela tabulação e categorização das informações quanto à convergência das ideias registadas.
A investigação foi desenvolvida em cinco capítulos e os resultados da análise revelam que os profissionais de ensino consideram o ensino das artes importante para o desenvolvimento pessoal e cultural e as áreas das expressões artísticas como meios privilegiados para uma formação integral do aluno. A desvalorização do ensino das áreas das expressões plásticas decorre da priorização de outras áreas curriculares e os factores dificultadores prendem-se com deficientes condições físicas da escola, o excessivo nº de alunos por turma, a falta de materiais e de recursos financeiros e a insuficiências na formação dos professores. Tanto os professores inquiridos como os gestores entrevistados indicam a necessidade de formação, para aquisição das competências nesta área, como forma de incentivar e valorizar mais a sua implementação e melhorar as suas práticas lectivas.
O trabalho recomenda a superação dos factores constrangedores como forma de incentivar o ensino das artes plásticas nas escolas e consequentemente melhorar o processo de ensino e aprendizagem em S. Tomé e Príncipe; Strategies of Fine Arts Teaching: A Contribution to the Educational Policies in the 1st Cycle of Basic Education in Sao Tome and Principe
ABSTRACT:
The São Tomé e Príncipe’s Basic Education Curriculum Proposal points out to the fact that artistic abilities contribute to the development of skills considered fundamental and shaping for children and young adults and, consequently, to the improvement of the teaching-learning process. However, Visual Arts Education “Fine Arts” remains undervalued in the context of the santomean education system.
In this sense, this research aimed to analyze the factors that hinder the implementation of fine arts teaching in the 1st cycle (primary school) in São Tomé and Príncipe and as well as to find answers that can help to improving the policies and strategies in this field.
The data collection resulted from a survey carried out with teacher of the 1st cycle and interviews with school directors. Data analysis was performed by tabulating and categorizing the information regarding the convergence of the ideas listed.
The investigation was developed in five chapters and the results of the analysis unveil that schools professionals consider that teaching of fine arts is crucial for personal and cultural development; and as well the areas of artistic expression as essential mean for the integral training of students. The underrating of teaching in the areas of plastic expression results from the prioritization of other curricular areas. And the hindering factors are the poor conditions of school facilities, the excessive number of students per classroom, the lack of materials and financial resources and as well as the inadequacy of teacher training. Both teachers inquired and directors interviewed indicate the need for training to acquire skills in this area, as a way to encourage and value their implementation and improve their teaching practices.
The paper recommends overcoming the constraining factors as a way of encouraging the teaching of fine arts in schools and consequently improving the teaching and learning process in Sao Tome and Principe. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26706 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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