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http://hdl.handle.net/10174/26705
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Title: | A invisibilidade do privilégio: uma reflexão sobre a estrutura do poder do privilégio através da arte do cartaz |
Authors: | Carvalho, Thiago da Cunha |
Advisors: | Furtado, Teresa Veiga Gilmor, Jane |
Keywords: | Privilégio Arte do cartaz Interseccionalidade Arte política Fotomontagem Digital Colagem Privilege Art of poster Intersectionality Political art Digital photomntage Urban art |
Issue Date: | 19-Oct-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente Trabalho de Projecto do Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais busca compreender as relações de privilégio na estrutura de poder estabelecido na nossa sociedade ocidental, a partir do ponto de vista de uma pessoa privilegiada, ou seja, eu próprio enquanto homem, branco, heterossexual e de classe média e do respectivo lugar de fala de cada uma destas categorias sociais. Para alcançar este objetivo, construí o objecto de estudo focado sobre as relações entre o cartaz e a representação do privilégio, tendo por pano de fundo uma linha orientadora que cruza as artes visuais, a história da arte e os estudos culturais, no período compreendido entre o início do séc. XX e a actualidade, no contexto ocidental. No decorrer desta pesquisa, interessou-me estudar a vertente da arte do cartaz engajada nas questões políticas e sociais que subverte o poder opressor da cultura e dos meios de comunicação de massas, e contribui para a consciencialização do público receptor relativamente aos seus próprios privilégios. De igual modo, pretendi expandir a percepção do público acerca desta temática, principalmente, no que respeita à sua empatia com aqueles que não compartilham dos privilégios fomentados na nossa sociedade. Ao longo deste estudo, teórico e prático, destaquei o meu lugar de fala e desenvolvi trabalho no campo do autobiográfico, tendo buscado reflectir sobre o meu papel pessoal na sociedade e nos contrastes entre o meu grupo social de pertença e aqueles que são diferentes do meu. Igualmente, evidenciei os meus privilégios tidos como sendo o padrão, o normal e o natural e, assim, tornados invisíveis através das instituições responsáveis pela socialização como a família, o meio laboral e os meios de comunicação social entre outras estruturas sociais que desempenham um papel fundamental na construção da consciência individual e colectiva. Por último, salienta-se que o conjunto de cartazes artísticos desenvolvidos ao longo do curso de mestrado, foram entendidos por mim como um modo de resistir e dar visibilidade ao que a estrutura de poder onde me encontro inserido oculta de um modo sistemático e regular, isto é, aos privilégios de determinados grupos na sociedade ocidental; Abstract: The present Project Work of the Master in Artistic Practices in Visual Arts seeks to understand the relations of privilege in the structure of power established in our Western society, from the paint of view of a privileged person, that is, myself as a white, heterosexual and middle-class man and that the standing point of each group that I represent in society. To do this, having as background a guideline that crosses the visual arts, the history of art and cultural studies, I constructed the object of study, focused on the relations between the poster and the representation of the privilege, in the period comprised of the beginning of the century XX to the present, in a Western context. During this research, I rely on an art engaged in political and social issues, and subverting the oppressive power of mass media in this case the poster, as well as its important contribution to reaching the receiving public an awareness of their own privileges, expanding their perception of the subject, and especially their empathy with those who do not share the privileges fostered in our society. By respecting my standing point during this investigation, the practical and theoretical work started from the autobiographical field, when trying to reflect on my role in society and its contrasts with groups different from mine. Evidencing my privileges, taken as the standard, the normal and the natural and thus, made invisible through institutions and other social structures that play a fundamental role in the construction of collective consciousness. Thus in order to reflect on the privileges and their invisibility, the set of artistic projects developed in the master's degree was a way of resisting and visualizing, through my posters, what this structure of power helped to conceal, that is, the privileges certain groups in Western society. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26705 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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