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http://hdl.handle.net/10174/26703
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Title: | Intervenções de enfermagem na redução de complicações ao doente com entubação endotraqueal |
Authors: | Batista, Catarina da Conceição Candeias Barreto |
Advisors: | Pedro, Adriano |
Keywords: | Enfermagem médico-cirúrgica Competências do enfermeiro especialista Mestre em enfermagem Metodologia trabalho projeto Pessoa com tubo endotraqueal Teoria das transições Medical-surgical nursing Skills of the nurse specialist Nursing master Project work methodology Person with endotracheal tube Transitions theory |
Issue Date: | 9-Jul-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório surge no âmbito do 2º Mestrado em Enfermagem em associação, ministrado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. A Teoria das Transições da Afaf Meleis serviu de linha orientadora a este trabalho. Sendo o seu principal objetivo expor todo o processo de desenvolvimento de competências específicas e comuns do enfermeiro especialista e as competências de mestre. Realizando-se uma análise e reflexão acerca do desenvolvimento da aquisição de competências do enfermeiro especialista.
O grau de mestre em enfermagem carece dum conhecimento aprofundado no domínio da sua área de especialização.
Durante estágio II comtemplou-se a realização dum projeto de intervenção em serviço, segundo a metodologia de projeto, de forma a responder a um problema identificado num contexto de estágio. Com este pretende-se a implementação duma norma – Cuidados de Enfermagem a pessoa com TET, de modo a uniformizar a prática na UCI. O projeto de intervenção contribuiu para o desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista, nomeadamente no domínio da gestão de cuidados e da melhoria contínua da qualidade; ABSTRACT:
This report is presented in the scope of the 2nd Masters in Nursing in association, taught at the higher health school of the Polytechnic Institute of Setúbal. The Afaf Meleis Transition Theory served as a guideline for this work. Being your main goal to expose the entire process of developing specific and common skills of specialist nurse and master skills. An analysis and reflection about the development of skills acquisition of the specialist nurse.
The master's degree in nursing requires in-depth knowledge in the field of its area of expertise.
During stage II, a project of intervention in service according to the project methodology was contemplated, in order to respond to a problem identified in an internship context. With this it is intended the implementation of a standard - Nursing Care the person with TET, in order to standardize the practice in the ICU. The intervention project contributed to the development of skills of the specialist nurse, namely in the field of care management and continuous quality improvement. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26703 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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