Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26673
|
Title: | A literatura como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal |
Authors: | Debus, José Carlos Balça, Ângela |
Keywords: | Autonomia do estudante Didáctica Literatura Pedagogia |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | DEBUS, Jose Carlos dos Santos; BALÇA, Ângela Maria. A literatura como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo. Um estudo entre Brasil e Portugal. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 44, n. 81, dez. 2019. |
Abstract: | Este texto refere-se a um projeto de pesquisa de pós-doutoramento realizado junto ao Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora em Portugal no ano de 2018. Nosso objetivo é analisar a produção ficcional contemporânea do Brasil e de Portugal que inclui obras de natureza literária escritas para a infância que, em nosso entendimento, possam atuar como um aparato mobilizador de educação moral, científica e artística. O referencial teórico dialoga com o campo da educação e da literatura buscando uma concepção de educação escolar emancipadora amparada nos estudos de Freire (2006), Rancière (2007) e Candido (1988). Nosso olhar procurou obras que possibilitassem uma combinação de qualidade no texto e na ilustração dentro de uma perspectiva de arte literária e que não estivesse condicionada por uma estrutura dogmática. Percebemos nesse percurso que o mundo da literatura estimula todas as formas de comunicação se colocando como um espaço de reflexão, de ação e de transformação a partir do confronto entre o conteúdo maravilhoso e o conteúdo “real”. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26673 |
ISSN: | 0104-6578 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|