|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26586
|
Title: | Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários |
Authors: | Santos, Ana Sofia Santos |
Advisors: | Tavares, Sofia Alexandra da Conceição |
Keywords: | Vivências académicas Satisfação com a vida Satisfação com a vida Estudantes universitários Early maladaptive schemas Academic experiences Life satisfaction College students |
Issue Date: | 18-Dec-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo exploratório procurou caracterizar uma amostra de estudantes primei-ranistas quanto aos esquemas maladaptativos precoces, vivências académicas e satisfa-ção com a vida, em termos globais e em função de caraterísticas sociodemográficas e clínicas; e compreender o contributo das vivências académicas e dos domínios de es-quemas para a satisfação com a vida. Participaram 358 estudantes, com idades entre os 18 e os 23 anos. Aplicaram-se os instrumentos YSQ-S3, QVA-r e SWLS para recolher os dados. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas nos esque-mas maladaptativos precoces, nas vivências académicas e na satisfação com a vida rela-tivamente ao género, opção de curso, satisfação com o curso, frequência de deslocação a casa, relação amorosa, estatuto do estudante, sustentabilidade financeira e problemas psiquiátricos. As dimensões vocacional, pessoal e institucional das vivências académi-cas, e o domínio de esquemas distanciamento/rejeição tiveram um contributo significa-tivo, positivo e negativo, respetivamente, para a satisfação com a vida dos estudantes; Cognitive Schemas, Academic Experiences, and Life Satisfaction in College Students
Abstract:
The present exploratory study aimed to characterize a sample of first year college students regarding early maladaptive schemas, academic experiences and life satisfaction, globally and in relation to sociodemographic and clinical features; and to understand the contribution of academic experiences and schema domains to life satisfaction. Participated a final sample of 358 students, aged between 18 and 23. The instruments applied were YSQ-S3, QVA-r and SWLS. The results indicated statistically significant differences in early maladaptive schemas, academic experiences and life satisfaction concerning gender, degree choice, degree satisfaction, frequency of home visits, love relationship, student status, financial sustainability and psychiatric problems. The vocational, personal and institutional dimensions of academic experiences, and the disconnection/rejection schema domain made a significant positive and negative contribution, respectively, to college students’ life satisfaction. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26586 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|