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http://hdl.handle.net/10174/26361
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Title: | Avaliação externa de escolas em São Tomé e Príncipe: construindo um percurso |
Authors: | Cotrim, Armando José Alves |
Advisors: | Fialho, Isabel José Botas Bruno |
Keywords: | Avaliação interna Avaliação externa Referencial Modelo Escolas Internal evaluation External evaluation Accountability Referential Model and schools |
Issue Date: | 29-Nov-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente trabalho centra-se na temática da avaliação externa de escolas. A avaliação de
escolas deve contemplar a avaliação interna, que ajuda a escola a identificar os problemas e é
realizada pelos membros da própria escola, e a avaliação externa, realizada por agentes
externos à escola, sendo que, em qualquer uma das modalidades, é necessário um quadro de
referência que oriente o olhar avaliativo e que possibilite a complementaridade de ambos.
Traçámos três objetivos que nos guiaram o percurso de investigação: adaptar um referencial
para a avaliação externa de escolas em São Tomé e Príncipe; elaborar uma proposta de
modelo a utilizar na avaliação externa das escolas; aplicar e avaliar o referencial e o modelo
proposto, numa escola secundária de São Tomé e Príncipe.
Neste estudo, adotámos uma abordagem qualitativa configurada num estudo de caso, com
enfoque na investigação-acção. Recorremos a diferentes fontes e técnicas de recolha de dados,
designadamente à análise documental, à observação, à entrevista em painel e ao questionário.
Adaptámos o referencial de avaliação externa das escolas de São Tomé e Príncipe (objetivo
1), descrevemos o processo de implementação da avaliação externa (objetivo 2) e testámos
(avaliação) o modelo e o referencial, numa escola secundária (objetivo 3).
Concluímos que o modelo e o referencial apresentado são relevantes para a realização da
avaliação externa de escolas. Os resultados revelam uma concordância maior com o modelo e
uma concordância menor em relação ao referencial; External School Evaluation in STP: building a path
ABSTRACT:
This paper focuses the external evaluation of schools. School evaluation should include
internal evaluation, which helps the school to identify problems and is carried out by
members of the school itself, and external evaluation, carried out by agents outside the school.
Frame of reference that guides the evaluative look and that enables the complementary of
both.
We set out three objectives that guided our research: adapting a Framework for external
evaluation of schools in São Tome and Principe; develop a model proposal to be used for
external evaluation as schools; apply and evaluate the Framework and the proposed model in
a secondary school in São Tome and Principe.
In this study, we adopted a qualitative approach configured in a case study, focusing on action
research. We use different sources and techniques of data collection, such as document
analysis, observation, panel interview and questionnaire.
We adapted the reference for external evaluation of the schools in São Tome and Principe
(objective 1), described the process of implementing external evaluation (objective 2) and
tested (application and evaluation) the model and the framework in a secondary school
(objective 3).
We conclude that the model and the referential presented are relevant to the external
evaluation of schools. The results show a higher agreement with the model and a smaller
agreement in relation to the framework. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26361 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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