Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26352

Title: Contos tradicionais e as crianças: diálogos entre Portugal e Brasil
Authors: Brandão, Cláudia
Balça, Ângela
Keywords: Conto tradicional
Literatura infantil
Leitor
Leitura
Issue Date: 2019
Abstract: O conto tradicional é marcado por características da narratividade e, por nascer da oralidade, é considerado um gênero importante que proporciona a leitores e ouvintes a inserção no mundo da literatura. Ademais, integra a cultura e o imaginário das pessoas, acompanhando-as ao longo do tempo. Pretende-se atribuir visibilidade ao gênero, com o objetivo de refletir acerca desse patrimônio cultural, por meio de análise do conto Caldo de pedra , na versão portuguesa, recolhida por Teófilo Braga, no século 19, e ainda na releitura em português de Portugal, escrita por Alice Vieira (2018) e ilustrada por Vanda Romão. Lançar-se-ão olhares, também, sobre a versão em português do Brasil, escrita por Ana Maria Machado (2004) e ilustrada por Odilon Moraes. Desse modo, importa reiterar que, para a seleção do conto, considera-se como mote Teófilo Braga, em sua obra Contos tradicionais do povo português . O procedimento metodológico baseia-se na revisão de literatura, com obras que versam sobre o tema referido. Norteia-se a construção deste artigo com base na concepção de que esse gênero atua, significativamente, na formação e ampliação do repertório da criança, seja leitora ou ouvinte.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26352
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Brandão&Balça_2019.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois