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http://hdl.handle.net/10174/26244
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Title: | Frente ribeirinha da margem sul do Tejo: origem, evolução e continuidade |
Authors: | Pereira, Cláudia Rafaela dos Santos |
Advisors: | Abel, António Álvaro Borges Tereno, Maria Do Céu Simões |
Keywords: | Margem Sul Frente Ribeirinha Desenho Urbano Indústria Lisboa Southern Shore Riverfront Urban Design Industry Lisbon |
Issue Date: | 19-Nov-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A Frente Ribeirinha da margem Sul, desde o início da fixação
humana, acolheu diversas atividades primárias, tendo constituído
nos séculos XV e XVI, parte da área de influência económica
de Lisboa. Pelas suas qualidades e potencialidades, esta região
desenvolveu-se em função do rio gerando diversas dinâmicas de
ocupação urbana. Depois do processo de industrialização no século
XIX e do grande desenvolvimento dos aglomerados urbanos,
os concelhos ribeirinhos sofreram um colapso industrial, afetando-
os profundamente, enfrentando atualmente um processo de
reconfiguração territorial, social e económica principalmente nos
núcleos históricos.
Esta dissertação tem como objetivo central o estudo dos
concelhos ribeirinhos da margem sul ao longo dos seus processos
de transformação, procurando também responder a algumas
questões futuras, nomeadamente ao que acontecerá no território
com a introdução da Nova Travessia do Tejo, como será a articulação
dos concelhos do Barreiro e Moita com esta nova via de
comunicação, e como funcionará a unidade concelhia Barreiro-
-Moita como nova centralidade de ligação direta à capital.
Perante a investigação realizada para esta dissertação,
podemos afirmar que a Nova Travessia irá gerar um novo ordenamento
no território, possibilitando uma nova centralização da
população nos núcleos urbanos antigos por se conseguirem deslocar
de uma forma mais eficaz e rápida; Riverfront on the Southern Shore of the Tagus: Origin, Evolution
and Continuity ABSTRACT:
The Riverfront on the southern shore, since the beginning
of human settlement, hosted several primary activities, having built
in the fifteen and sixteen centuries, part of the area of economic
influence of Lisbon. For its qualities and potentials, this region has
developed in function of the river generating several dynamics of
urban occupation. After the process of industrialization in the nineteenth
century and the great development of urban agglomerations,
the riverside municipalities suffered an industrial collapse,
affecting them deeply, facing a process of territorial reconfiguration,
Social and economic mainly in the historical center.
This dissertation has as its central objective the study of
the municipalities bordering the South bank throughout its processes
of transformation, also seeking to respond to some future
issues, in particular to what will happen in the territory with
the introduction of the new Crossing the Tagus, as will be the
articulation of the municipalities of Barreiro and thicket with this
new way of communication, and how the unit district Barreiro-
Moita as a new centrality of direct connection to the capital.
In the face of the research conducted for this dissertation,
we can say that the new crossing will generate a new order in the
territory, enabling a new centralization of the population in the old
urban nuclei because they can move in a more effective and fast. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26244 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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