Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26114

Title: Contributo para a avaliação docente: um estudo a partir de professores de um departamento de uma instituição superior de Timor Leste
Authors: Jesus, Bernardete de
Advisors: Borralho, António Manuel Águas
Keywords: Avaliação Educacional
Avaliação Desempenho Docente
Ensino Superior
Educational Evaluation
Assessment of Teacher Performance
Higher Education
Issue Date: 22-Nov-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A avaliação de desempenho docente é um dos processos utilizados para melhorar a qualidade dos docentes de uma instituição educativa e da própria instituição. Por isso, todo o Ensino Superior em Timor tem procurado uma forma de contribuir para a melhoria do sistema de educação do país, apesar dos obstáculos que enfrenta. O presente estudo teve como objetivo a caracterização do sistema de avaliação de desempenho docente numa instituição do ensino superior em Timor Leste, a partir das perspetivas dos próprios professores, para ajudar a melhorar o desempenho dos professores e dos alunos dessa instituição. A metodologia utilizada neste estudo assentou na metodologia de abordagem qualitativa, assente no paradigma interpretativo, e contou com a colaboração de quatro professores de carreira permanentes de uma instituição do ensino superior. A recolha de dados, que constitui o corpus deste trabalho, foi levada a cabo mediante entrevistas semiestruturadas, feita a esses professores, enquanto informantes ou inquiridos. Os resultados deste estudo mostram que os participantes consideram que a avaliação de desempenho docente pode originar mudanças nas suas atividades profissionais, apesar de manifestarem desconhecimento dos critérios utilizados pelo órgão responsável pela avaliação de desempenho docente da Instituição. Mostrou, também, da necessidade de integração no sistema de avaliação de desempenho docente da componente de investigação. Apontou para uma maior e melhor eficiência na capacidade científica e temporal do organismo responsável pela avaliação de desempenho docente; Contributions to Teacher Performance Assessment: A Study from Teachers of a Department of a Higher East Timor Institution ABSTRACT: Assessment of teacher performance is one of the processes used to improve the quality of teachers in an educational institution and the institution itself. Therefore, all Higher Education in Timor has been looking for a way to contribute to the improvement of the country's education system, despite the obstacles it faces. This study aimed to characterize the teacher performance assessment system in a higher education institution in East Timor, from the perspective of the teachers themselves, to help improve the performance of the teachers and students of that institution.. The methodology used in this study was based on the qualitative approach methodology, based on the interpretative paradigm, and had the collaboration of four permanent career teachers of a higher education institution. The data collection, which constitutes the corpus of this work, was carried out through semi-structured interviews, made to these teachers, as informants or respondents. The results of this study show that the participants consider that assessment teacher performance may lead to changes in their professional activities, despite expressing ignorance of the criteria used by the institution responsible for assessment teacher performance of Institution. It also showed the need for integration in the assessment teaching performance system the research component. He pointed to greater and better efficiency in the scientific and temporal capacity of the body responsible for assessment teacher performance.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26114
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ciências_da_Educação_Supervisão_Pedagógica-Bernardete_de_Jesus-Contributo_para_a_avaliação_docente....pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois