Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26085
|
Title: | Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação |
Authors: | Pimenta, José Miguel Mestre |
Advisors: | Barão, Miguel Tavares, Vasco Fernando de Figueiredo |
Keywords: | Linguagem de programação Programação Ensino de programação Interpretadores Compiladores Programming language Teaching programming Interpreters Compilers |
Issue Date: | 8-Nov-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A disciplina introdutória de programação é muitas vezes o primeiro contacto que os alunos de engenharia informática
têm com a programação. Muitos alunos demonstram dificuldades nessa primeira disciplina e a linguagem
de programação utilizada pode influenciar essas dificuldades. Nesta dissertação pretende-se averiguar o
estado atual das disciplinas introdutórias de programação para se poder criar uma linguagem de programação
adequada aos problemas existentes. Foi realizado um estudo para verificar a situação atual a nível mundial e
de Portugal, observando quais as linguagens de programação utilizadas na disciplina introdutória de programação,
considerando os cuidados a ter no ensino da programação, as dificuldades manifestadas pelos alunos
e professores e ainda qual o paradigma mais adequado para ser utilizado nesta primeira abordagem à programação.
Com base na informação adquirida foi criada uma linguagem que pretende colmatar alguns dos
problemas descobertos e ser uma alternativa às linguagens de programação existentes no ensino de programação; Abstract:
Temple - A Programming Language for Teaching
Programming
The introductory programming course is often the first contact that computer engineering students have with
programming. Many students demonstrate difficulties in this first discipline and the programming language
used can influence these difficulties. In this dissertation we intend to investigate the current state of the introductory
programming courses in order to create a new programming language appropriate to the existing
problems. A study was carried out to verify the current situation worldwide and in Portugal. We took a look at
which programming languages are used in the introductory programming courses, the problems that we should
pay attention to, the difficulties manifested by students and teachers and the most appropriate paradigm to be
used in this first approach to programming. Based on the information acquired, a language was created that
aims at solving some of the problems discovered and to be an alternative to the existing programming languages
to teach programming. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26085 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|