Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25818
|
| Title: | Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania |
| Authors: | Pomar, Clarinda Balça, Ângela Magalhães, Olga Conde, Antónia Fialho |
| Editors: | Santos, M.T. Baltazar, M.S. |
| Keywords: | Igualdade de género Cidadania Oficina de formação Estereótipos de género Prática Pedagógica Formação de docentes |
| Issue Date: | 2019 |
| Publisher: | ULE Revistas |
| Citation: | Pomar, C.; Balça, A.;Magalhães, O. e Conde, A. F. (2019). Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania. Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia, 14, 403-422 |
| Abstract: | A prevenção e eliminação dos estereótipos de género e do sexismo constitui-se como uma problemática de intervenção prioritária (European Council, 2018). O sistema educativo, em particular as práticas pedagógicas, desempenham um papel fundamental na construção dos princípios de cidadania e igualdade de género. É crucial que a formação contínua de docentes integre esta problemática, sensibilizando, fornecendo conhecimentos e desenvolvendo competências de intervenção eficazes. Neste artigo, pretendemos descrever a refletir sobre uma experiência de formação contínua de docentes que possibilitou o desenvolvimento de atividades e projetos de intervenção em contexto real de ensino. Começaremos por apresentar os pressupostos e a metodologia de formação e, em seguida, descreveremos e analisaremos criticamente alguns dos resultados das intervenções realizadas pelos/as docentes. |
| URI: | http://revpubli.unileon.es/ojs/index.php/cuestionesdegenero/issue/view/384/showToc http://hdl.handle.net/10174/25818 |
| ISSN: | 2444-0221 |
| Type: | article |
| Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|