Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25689

Title: Olhares dos professores sobre a inclusão educativa das crianças com deficiência em Moçambique
Authors: Branco, Adelina
Advisors: Franco, Vítor
Keywords: Educação Inclusiva
Professores/as
Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Moçambique
Inclusive Education
Teachers
Special Education Needs (SEN)
Mozambique
Issue Date: 17-May-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O maior desafio dos sistemas educativos no mundo é o da inclusão educativa. Um processo complexo nos países economicamente mais pobres, onde existem milhares de crianças com deficiência que nunca viram o interior de uma sala de aula. Este estudo vai ao encontro do desafio da implementação da educação inclusiva em Moçambique. Sendo os/as professores/as um elemento fundamental nesse processo de mudança, torna-se fundamental compreender as suas opiniões e expectativas sobre a implementação da educação inclusiva em Moçambique, o principal objetivo deste estudo. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com vista à melhor compreensão da problemática explorada. Os dados foram recolhidos através método focus group, tendo sido constituídos três grupos de discussão (nas províncias/cidades de Tete, Sofala e Nampula) e submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostram-nos as necessidades e dificuldades identificadas pelos/as professores/as, bem como o valor e o significado da inclusão no sistema de ensino. O resultado mais significativo prende-se com a formação e capacitação dos/as professores/as para que a transformação educativa seja uma realidade. Ainda existe um percurso a fazer para que a inclusão se concretize no seu todo, nomeadamente ao que se refere às políticas educativas inclusivas, à implementação de um trabalho cooperativo e sistemático; Teachers perspectives on educational inclusion of children with disabilities in Mozambique Abstract: The greatest challenge of the educational system in the world is the educational inclusion. A complex process, in the economically poorer countries, where there are thousands of disabled children who have never seen the inside of a classroom. This study highlights the challenge of the implementation of inclusive education in Mozambique, being the teacher a fundamental element in this process of change, it becomes fundamental to understand their opinions and expectations about the implementation of inclusive education in Mozambique, which is the main objective of this qualitative study. A qualitative approach was used, with intent of better understanding of the problem explored. Data were collected through the focus group method, three discussion groups were constituted (in the provinces/towns of Tete, Sofala and Nampula) and subjected to a content analysis. The results obtained show the needs and difficulties identified by the teachers, as well as the value and meaning of inclusion in the teaching system. The most significant result is the capacitation and training of teachers so that the educational transformation become a reality. There is Still a path to be made for inclusion to be achieved as a whole, particularly with regard to inclusive educational policies, the implementation of cooperative and systematic work.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25689
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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