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Title: A língua portuguesa no 1º ciclo do ensino básico: as implicações de leitura na escrita
Authors: Rodrigues, Ana Paula Gonçalves Neves
Advisors: Custódio, Pedro Balaus
Marçalo, Maria João Brôa Martins
Keywords: Consciência linguística e Leitura
Escrita
Biblioteca
Família e o Sucesso Educativo
Language Consciousness
Reading
Writing
Library
Family and Educational Success
Issue Date: 12-Apr-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Atendendo aos objetivos educacionais que estão presentes no processo ensino- aprendizagem nas escolas, pretende-se alcançar o tão desejado sucesso educativo dos alunos. O presente trabalho resulta de um estudo previamente elaborado pela autora em 2011 e pretende tão somente alargar o mesmo utilizando dados e textos da sua dissertação de mestrado, num trabalho de continuidade, atendendo ao ponto de vista de outros autores com estudos mais recentes sobre a mesma temática, bem como alargar a amostra a todo o concelho de Soure e ainda a outro concelho contíguo - o concelho de Montemor-o-Velho. Nesta sequência, recolhemos e tratámos os resultados dos inquéritos que nos levam ao conhecimento sobre os fatores que efetivamente influenciam o desenvolvimento da consciência linguística nos alunos e de que forma esta consciência desenvolvida no tempo correto e de forma adequada pode conduzir à aquisição de bons hábitos de leitura nos alunos do primeiro ciclo, em escolas localizadas em onze freguesias do concelho de Soure e vinte e quatro docentes das treze freguesias do concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra. Perspetiva-se então aferir a implicação deste desenvolvimento da consciência linguística e dos hábitos de leitura na escrita em Português, sendo que esta é certamente a base ou os alicerces para promover o sucesso educativo nas diversas áreas curriculares, mais diretamente nas áreas de Português, Matemática e Estudo do Meio. Com efeito, procurámos conseguir algumas opiniões sobre estes fatores tão preponderantes na vida dos alunos socorrendo-nos da literatura considerada mais pertinente para o efeito, e a partir daí elaborou-se um modelo conceptual composto por cinco variáveis (aluno, família, escola, biblioteca e professor), como sendo os percussores mais preponderantes na criação desses mesmos hábitos de desenvolvimento da consciência linguística, de leitura nos alunos, com a respetiva influência na avaliação final do domínio da fluência leitora. E porque sabemos que uma implica a outra também houve todo o interesse em mostrar até que ponto a leitura tinha influência no domínio da escrita em português. Neste sentido, e após obter estas conclusões, pretendemos então verificar com este modo conceptual, qual a importância da escrita em português e a sua influência em todo o sucesso educativo, atribuindo também esse mérito designadamente àqueles docentes que todos os dias trabalham com esses alunos, apresentando uma predisposição e motivação constantes na aplicação de modelos diferenciados nas escolas, como aconteceu nas escolas de Soure, assim como na aplicação de estratégias de ensino da leitura diferentes, consoante o nível dos alunos do seu público-alvo - com quem trabalham, estando sempre atentos aos alunos com dificuldades específicas de aprendizagem, abrangidos pelo Decreto-Lei 54/2018, não descurando a influência da frequência da biblioteca escolar; Abstract: In the current paradigm of teaching-learning sphere, driven by highly communicative models, new methodologies are required which may be adapted to a new reality, dominated by the will to achieve educational success. This paper presents empirical findings on the factors which may lead to the reading habits of primary schools’ pupils located in eleven parishes of Soure and twenty-four teachers of thirteen parishes of Montemor-o-Velho, within the district of Coimbra. One aimed at assessing the implications and the development of linguistic awareness, as well as reading habits in the students’ ability to write in Portuguese and the implication of the latter in the transversal understanding of educational success in Portuguese, mathematics and study of the environment. To that end, having as a stepping stone review of the relevant literature written on this topic, we have elaborated a conceptual model composed of five variables (student, family, school, library and teacher) as key players in creating compelling reading habits for students and consequently in the final evaluation of the field reading. Afterwards, we tested the existing relationship between reading and writing in Portuguese. Finally, this model aimed at analyzing the role played by writing in Portuguese and its subsequent influence in educational success, as well as testing whether gender dictates different rules in this area, particularly in the predisposition of attending the school library.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25592
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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