|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25550
|
Title: | CIDADANIA E EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS: SUBSÍDIOS DO TEMPO GEOLÓGICO |
Authors: | Martins, Luísa Bonito, Jorge Marques, Luis |
Editors: | Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação |
Keywords: | Educação em Geociências Cidadania Tempo Geológico Desenvolvimento sustentável |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira |
Citation: | Martins, L., Bonito, J., & Marques, L. (2018). Cidadania e educação em Geociências: Subsídios do tempo geológico. In L. Rodrigues & N. Fraga (orgs.), Europa, Educação, Cidadania (pp. 52-76). Funchal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. |
Abstract: | Este estudo contribui para a melhor compreensão da reconhecida complexidade conceptual do tempo geológico e, particularmente, das suas implicações educacionais e civicas. As suas finalidades são: conhecer a relevância que os alunos atribuem à literacia cientifics, diagnosticar concepções acerca dos conceitos de tempo e de tempo geológico, identificar fatores condicionantes da sua respetiva compreensão e, ainda, investigar a importância atribuida ao tempo geológico na aprendizagem da Geologia e na promoção do desenvolvimento sustentável.
Uma abordagem de natureza multimetodológica, numa matriz sociocrítico, foi aplicada a uma amostra aleatória, envolvendo 1604 alunos dos 10.º e 11.º anos. Os planos de estudo dos primeiros integravam, ou não, temáticas de Geologia, enquanto os dos segundos, todos as incluiam. Os dados, obtidos através da aplicação de um questionário construído de raiz e desenhado em função das quatro finalidades do estudo, foram analisados tendo em consideração critérios como as análises descritiva, de conteúdo e de componentes principais.
Os resultados revelam que: a) a consciência dos assuntos ambientais dos alunos é positivamente influenciada pela abordagem prévia das temáticas de Geologia, bem como pela qualificação académica dos pais, o que mostra a importância da literacia científica na formação; b) os conceitos de tempo e de tempo geológico expressos são maioritariamente inadequados e influenciados, quer pela proximidade temporal, quer pelo grau de abstração; c) a importância destes conceitos na compreensão dos fenómenos geológicos é sustentada pelo seu carater de predição de acontecimentos naturais e, também, pelo facto de serem facilitadores da compreensão da história da Terra; d) há contribuições da história da Terra na procura de soluções para questões ambientais e para a promoção do desenvolvimento sustentável, através de perspetivas ambientalistas tendencialmente deterministas ou protecionistas.
O estudo reforça a conveniência da educação para o desenvolvimento sustentável ter em atenção cuidados com |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25550 |
ISBN: | 978-989-54390-0-3] |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|