Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25493
|
Title: | Contributos para uma análise crítica do discurso oficial sobre educação literária |
Authors: | Melo, Sandra Costa, Paulo |
Editors: | SIlva, Rovilson |
Keywords: | Educação Literária Literatura Currículo Leitura |
Issue Date: | Dec-2018 |
Publisher: | Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina |
Citation: | Melo, S., Costa, P. (2018). Contributos para uma análise crítica do discurso oficial sobre educação literária. Educação em Análise (volume 3, nº 2). Universidade Estadual de Londrina. |
Abstract: | Neste texto, pretendemos apresentar alguns contributos para a análise do discurso oficial que emerge da transposição do conceito de educação literária para os textos normativos referentes à disciplina de Português, no Ensino Básico, em Portugal. Assim, procuramos discutir, num primeiro momento, o próprio conceito de educação literária, para, em momento seguinte, o articularmos com a problemática da leitura literária. Procuramos igualmente, ainda no quadro da reflexão teórica, destacar a relação entre a leitura literária e a subjetividade do leitor. Posteriormente, procedendo a análise documental dos acima referidos textos normativos, apresentaremos uma leitura analítica e crítica do discurso oficial. Concluímos que parece existir uma desadequação entre os objetivos de uma efetiva educação literária e o Programa e Metas Curriculares de Português com possíveis implicações negativas no possível leque de práticas adotadas em sala de aula. |
URI: | http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/35460 http://hdl.handle.net/10174/25493 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|