Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25493

Title: Contributos para uma análise crítica do discurso oficial sobre educação literária
Authors: Melo, Sandra
Costa, Paulo
Editors: SIlva, Rovilson
Keywords: Educação Literária
Literatura
Currículo
Leitura
Issue Date: Dec-2018
Publisher: Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina
Citation: Melo, S., Costa, P. (2018). Contributos para uma análise crítica do discurso oficial sobre educação literária. Educação em Análise (volume 3, nº 2). Universidade Estadual de Londrina.
Abstract: Neste texto, pretendemos apresentar alguns contributos para a análise do discurso oficial que emerge da transposição do conceito de educação literária para os textos normativos referentes à disciplina de Português, no Ensino Básico, em Portugal. Assim, procuramos discutir, num primeiro momento, o próprio conceito de educação literária, para, em momento seguinte, o articularmos com a problemática da leitura literária. Procuramos igualmente, ainda no quadro da reflexão teórica, destacar a relação entre a leitura literária e a subjetividade do leitor. Posteriormente, procedendo a análise documental dos acima referidos textos normativos, apresentaremos uma leitura analítica e crítica do discurso oficial. Concluímos que parece existir uma desadequação entre os objetivos de uma efetiva educação literária e o Programa e Metas Curriculares de Português com possíveis implicações negativas no possível leque de práticas adotadas em sala de aula.
URI: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/35460
http://hdl.handle.net/10174/25493
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Melo & Costa 2018.pdf332.32 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois