Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25462

Title: Turismo de Surf: estudo exploratório do perfil e motivações dos consumidores da modalidade em escolas de surf no litoral alentejano
Authors: Pereira, Paulo Jorge Granado
Advisors: Serra, Jaime Manuel Moleiro
Teixeira, Mário Rui Coelho
Keywords: Turismo de surf
Procura
Motivações turísticas
Escolas de surf
Litoral Alentejano
Surf tourism
Demand
Tourism motivations
Surf schools
Alentejo litoral
Issue Date: 22-Mar-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O surf tem vindo a desenvolver um papel importante na promoção, desenvolvimento e competitividade de Portugal como destino turístico. Um clima temperado, bastante sol e apesar da água ser fria, as ondas são regulares em toda a costa ao longo do ano (Leal & Cipriano, 2012), o que permite uma oferta diversificada de locais e condições ótimas à prática da modalidade. O objetivo geral desta dissertação passa por analisar o perfil dos visitantes que procura atividades de turismo de surf na zona litoral da região do Alentejo. Tendo participado neste estudo visitantes de uma escola de surf da região (n=21). O instrumento de recolha de dado utilizado foi um inquérito por questionário. Foram realizadas análises estatísticas, tratadas com recurso ao software IBM SPSS Statistics e análise de conteúdo examinada através da aplicação online Voyant Tools. O visitante, caracteriza-se como um individuo com uma formação académica superior, iniciantes na modalidade, que costuma viajar para praticar surf, sendo os seus gastos diários médios de 35€. Surfistas de níveis mais elevados ou com hábitos de prática desportiva, apresentam maior tendência em voltar a experienciar a modalidade. Sentir emoções, harmonia, paz interior e ter uma experiência são as principais motivações que levam a procurar destinos para deslizar sobre as ondas. Verificou-se contudo que as motivações podem diferir de acordo com a nacionalidade do inquirido; Surfing tourism: Exploratory study of the profile and motivations of the consumers of the sport in surf schools in Alentejo coast. Abstract: Surfing has been playing an important role in the promotion, development and competitiveness of Portugal as a tourist destination. A temperate climate, quite sunny and although the cold water, the waves are regular throughout the coast all year (Leal & Cipriano, 2012), which allows a diverse offer of locations and optimal conditions to practice the sport. The main goal of this study was analyse the visitors profile who are looking for surf tourism activities in the coastal zone of the Alentejo region. Having participated in this study, visitors from a local surf school (n = 21). The data collection instrument used was the questionnaire survey. Statistical analyses were performed using IBM SPSS Statistics software and content analysis examined through the Voyant Tools online application. The visitor is characterized as an individual with a higher academic background, beginners in the modality, who usually travel for surfing, and his average daily expenses are 35 €. Surfers of higher levels or with sports practice habits, have a greater tendency to re-experience the sport. Feeling emotions, harmony, inner peace and having an experience are the main motivations that lead you to seek destinations to glide over the waves. It has been found however that the motivations may differ according to the nationality of the respondent.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25462
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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