Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25413
|
Title: | A prática de relaxação promove o desenvolvimento sócio-emocional de crianças em idade pré-escolar |
Authors: | Marmeleira, J. Liberal, C. Veiga, G. |
Keywords: | relaxação embodiement competência emocional jogo psicomotricidade |
Issue Date: | Nov-2018 |
Citation: | Marmeleira, J., Liberal, C., & Veiga, G. (2018). A prática de relaxação promove o desenvolvimento sócio-emocional de crianças em idade pré-escolar. In Rodrigues, P., Rebolo, A., Vieira, F., Dias, A. & Silva, L. Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIII (pp. 197-203). Lisboa: Edições Piaget. |
Abstract: | Este trabalho estudou os efeitos de uma intervenção psicomotora baseada no Programa de Concentração-Relaxação de Jacques Choque ao nível de competências sócio-emocionais de crianças em idade pré-escolar. Um grupo de 20 crianças (5-6 anos) participou num programa de relaxação duas vezes por semana durante 12 semanas, enquanto outro grupo de 20 crianças da mesma idade manteve a sua rotina habitual. No início e no final da intervenção avaliou-se a compreensão e regulação emocional, o comportamento e interação com os pares, a imagem do corpo e o controlo inibitório. Os resultados indicaram a existência de diversos efeitos significativos e positivos das sessões de relaxação ao nível de diversos indicadores de regulação emocional, de comportamento e interação com os pares e do controlo inibitório. Concluiu-se que a implementação de atividades de relaxação devidamente ajustadas à idade de crianças no ensino pré-escolar pode ajudar ao seu desenvolvimento sócio-emocional. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25413 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | DES - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|