|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25351
|
Title: | Extensão na Educação Profissional e Tecnológica e Práticas Educativas com Comunidade(s): Desafios e Possibilidades |
Authors: | Oliveira, João Paulo Leal da Costa, Conceição |
Editors: | Almeida de Castro, L.P. et al |
Keywords: | Educação Profissional e tecnológica Extensão Prática educativa Comunidade |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Realize Eventos Cientificos & Editora |
Citation: | Oliveira, J.P. & Leal da Costa, C. (2018). Extensão na Educação Profissional e Tecnológica e Práticas Educativas com Comunidade(s): Desafios e Possibilidades In: L. P. Almeida de castro (Coord) Anais V CONEDU, Volume 1 (pp 123-136). Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora. ISSN 2358-8829 |
Abstract: | Assumimos que a Extensão é uma prática educativa que sempre esteve imbricada às universidades. Mas, em virtude da sua incorporação à educação profissional e tecnológica (Lei 11.892/2008) ela passou a ter a mesma representatividade nos Institutos Federais. Entretanto, a extensão no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, apresenta algumas especificidades fazendo-se necessário compreender o seu significado, os desafios educacionais que lança e também suas possibilidades de implementação. Neste texto partilhamos resultados parciais de um Estudo de Caso neste âmbito, o qual realizamos no âmbito da Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Universidade de Évora, Portugal), e ainda em desenvolvimento. Assim, os objetivos desse artigo são discutir e refletir sobre a extensão como prática educativa que se desenvolve por meio da interação com as comunidades, ou seja, um enfoque da nossa pesquisa. Para tanto, embasamos a nossa partilha fazendo ressaltar alguns autores, como é o caso de Freire (2015), Sousa (2001), Tavares (2001), Silva (2001), Cover (2014), Pacheco (2011), Xavier et al (2013), Galli et al (2013) ou Demo (2001). A análise documental mostra que a extensão apresenta diferentes perspectivas de compreensão (assistencialista, prestação de serviços e princípio educativo) e que o assistencialismo se acentua na educação profissional e tecnológica em virtude da construção histórica da Rede Federal como instituição de amparo aos menos favorecidos. Mas, os Fóruns de Extensão relacionados à Rede Federal apontam para uma construção da extensão como uma prática educativa que se constrói por meio da interação com a comunidade externa. O nosso estudo vai apontando possibilidades para isso acontecer e mostra que podem ser programas e projetos realizados em contexto real e comunitário. No entanto, é preciso não dissociar a extensão como princípio educativo das dimensões do ensino e da pesquisa, para esbater tradicionais preponderâncias e fragmentações de saberes, o que parece conseguir-se com sucesso se existir participação e cooperação. |
URI: | http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/resumo.php?idtrabalho=3620 http://hdl.handle.net/10174/25351 |
ISSN: | 2358-8829 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|