Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25322

Title: Vencer Silêncios e Aprender em Companhia: Olhares, Práticas e Desafios da Investigação Biográfica com Profissionais de Educação e Saúde
Authors: Leal da costa, Conceição
Aloísio Alves, Camila
Editors: Passeggi, Maria da Conceição
Lani-Bayle, Martine
Furlanetto, Ecleide
Rocha, Simone
Keywords: Pesquisa biográfica
Narrativas
Crianças
Educação
Saúde
Issue Date: 2018
Publisher: EDUFRN
Citation: Leal da Costa, C. & Alves, C.A. (2018). Vencer Silêncios e Aprender em Companhia: Olhares, Práticas e Desafios da Investigação Biográfica com Profissionais de Educação e Saúde. In M. C. Passeggi, M. Lani-Bayle, E. Furlanetto & S. Rocha (Org) Infâncias e adolescências em espaços escolares e não escolares: contribuições da pesquisa (auto) biográfica em Educação (pp.539-560). Natal: EDUFRN. ISBN: 978-85-425-0842-0
Abstract: O presente capítulo tem como objetivo refletir sobre as contribuições da pesquisa biográfica nos campos da educação e saúde a fim de ampliar a visão acerca da influência de crianças e jovens na aprendizagem ao longo da vida de diversos profissionais. Para tanto, as bases epistemológicas e metodológicas da pesquisa biográfica serão apresentadas para estabelecer alguns diálogos com experiências de pesquisa em Educação e em Saúde, assim como resultados de trabalhos de investigação realizados pelas autoras, em Portugal e no Brasil. Conclui-se que, enquanto teoria, fenómeno e método, uma abordagem biográfica permite colocar em palavras o que está acontecendo durante essa atividade e compreender não só o indivíduo em sua trajetória, mas também suas experiências, aprendizagens e formação no seio do espaço social das instituições e em diferentes setores da vida.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25322
ISBN: 978-85-425-0842-0
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
PED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Leal da Costa & Alves (2018) Vencer Silêncios e Aprender em Companhia- Olhares, Práticas e Desafios da Investigação Biográfica com Profissionais de Educação e Saúde.pdf62.72 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois