Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25322
|
Title: | Vencer Silêncios e Aprender em Companhia: Olhares, Práticas e Desafios da Investigação Biográfica com Profissionais de Educação e Saúde |
Authors: | Leal da costa, Conceição Aloísio Alves, Camila |
Editors: | Passeggi, Maria da Conceição Lani-Bayle, Martine Furlanetto, Ecleide Rocha, Simone |
Keywords: | Pesquisa biográfica Narrativas Crianças Educação Saúde |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | EDUFRN |
Citation: | Leal da Costa, C. & Alves, C.A. (2018). Vencer Silêncios e Aprender em Companhia: Olhares, Práticas e Desafios da Investigação Biográfica com Profissionais de Educação e Saúde. In M. C. Passeggi, M. Lani-Bayle, E. Furlanetto & S. Rocha (Org) Infâncias e adolescências em espaços escolares e não escolares: contribuições da pesquisa (auto) biográfica em Educação (pp.539-560). Natal: EDUFRN. ISBN: 978-85-425-0842-0 |
Abstract: | O presente capítulo tem como objetivo refletir sobre as contribuições da pesquisa biográfica nos campos da educação e saúde a fim de ampliar a visão acerca da influência de crianças e jovens na aprendizagem ao longo da vida de diversos profissionais. Para tanto, as bases epistemológicas e metodológicas da pesquisa biográfica serão apresentadas para estabelecer alguns diálogos com experiências de pesquisa em Educação e em Saúde, assim como resultados de trabalhos de investigação realizados pelas autoras, em Portugal e no Brasil. Conclui-se que, enquanto teoria, fenómeno e método, uma abordagem biográfica permite colocar em palavras o que está acontecendo durante essa atividade e compreender não só o indivíduo em sua trajetória, mas também suas experiências, aprendizagens e formação no seio do espaço social das instituições e em diferentes setores da vida. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25322 |
ISBN: | 978-85-425-0842-0 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|