|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25306
|
Title: | Desenvolvimento de Projetos e(m) Educação para a Cidadania – O caso do Programa de Apoio à Extensão do IFRN. |
Authors: | Oliveira, João Paulo Leal da Costa, Conceição |
Editors: | Cavalcante, Ilane Leal da Costa, Conceição Oliveira, João Paulo Neta, Olívia Medeiros Henrique Moura, Dante |
Keywords: | Programa de Apoio Institucional à Extensão (PAIE) Educação para a Cidadania Ensino Médio Projetos Comunidades |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica |
Citation: | 1. Oliveira, J.P. & Leal da Costa, C. (2018).Desenvolvimento de Projetos e(m) Educação para a Cidadania – O caso do Programa de Apoio à Extensão do IFRN. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, 1 (14), 1-15. |
Abstract: | No Brasil, a Lei 11.892/2008 incorporou a extensão à educação profissional e tecnológica nos Institutos Federais, com contornos idênticos à das universidades. No entanto, a extensão no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica apresenta algumas especificidades fazendo-se necessário compreender o seu significado, os desafios educacionais que lança e também suas possibilidades de implementação. Nesse sentido, partilhamos, nesse texto, os resultados parciais de um estudo, o Caso do Programa de Apoio Institucional à Extensão (PAIE) do IFRN (Campus Mossoró), realizado no âmbito da Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Universidade de Évora, Portugal). Assim, os objetivos desse artigo consistem em discutir e refletir sobre como e quais são os ganhos relacionados à educação para a cidadania que se desenvolvem durante a participação de alunos extensionistas do Ensino Médio Integrado em projetos de extensão fomentados pelo PAIE. Para tanto, consideramos a realização de observações e apontamentos em notas de campo feitas entre maio a dezembro de 2017 e embasamos a nossa partilha, fazendo ressaltar alguns autores, como é o caso de Freire (2015), Sousa (2001), Tavares (2001), Cover (2014), Pacheco (2011), Xavier et al (2013), Cortina (2005), Nussbaum (2015), Afonso (2014) e Simons (2014). Os vídeos gravados e as notas nos permitiram perceber como se processa o desenvolvimento das relações entre alunos extensionistas/alunos externos durante a execução de projetos de extensão do Programa de Apoio Institucional à Extensão do IFRN (Campus Mossoró). Essa relação se desenvolve em função da inserção dos alunos extensionistas em contextos ainda não vivenciados pelos alunos do Ensino Médio Integrado, possibilitando assim o seu desenvolvimento com base em atitudes e experiências que podemos relacionar com uma educação para a cidadania. Portanto, podemos considerar que o PAIE é uma política de fomento à extensão no IFRN que contribui para a construção da extensão como uma prática educativa por meio da interação com a comunidade externa. O nosso estudo vai apontando possibilidades para isso acontecer e mostra que podem ser programas e projetos realizados em contexto real e comunitário. No
entanto, é preciso não dissociar a extensão como princípio educativo das dimensões do ensino e da pesquisa, para esbater tradicionais preponderâncias e fragmentações de saberes, o que parece conseguir-se com sucesso se existir participação e cooperação. |
URI: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7085 http://hdl.handle.net/10174/25306 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|