|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25299
|
Title: | Escutar as crianças nos anos iniciais e afirmar a nossa identidade profissional |
Authors: | Leal da Costa, Conceição Sarmento, Teresa |
Editors: | Silva, Rovilson José Oliveira Garcia, Sandra Regina Czernisz, Eliane Cleide |
Keywords: | Escuta Crianças Interações Identidades Educadores e professores Formação e desenvolvimento |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Revista Educação em Análise |
Citation: | Leal da Costa, C. & Sarmento, T. (2018). Escutar as crianças nos anos iniciais e afirmar a nossa identidade profissional. Revista Educação em Análise, 3 (2), (no prelo). Issn: 2448-0320 |
Abstract: | A evolução sócio-histórica da escola, da educação escolar ou o pensamento sobre os professores e a sua formação mostram o quanto se têm ampliado as funções dos professores, redimensionando, inclusivamente, a natureza e a construção do conhecimento sobre as infâncias e as crianças. Para este texto mobilizamos a assertiva de que o professor é um profissional do humano, um interventor mais ou menos consciente e crítico do seu papel social, cuja ação se desenvolve na interação com outras pessoas, em especial, e aqui convocadas, as crianças. Nessa perspetiva, a ação docente com crianças só faz sentido se estiver fortemente impregnada de um compromisso social, ou seja, com as pessoas nos contextos que habita no dia-a-dia, pensando no que é mais imediato, mas também com a sociedade e a cultura, em termos mais globais. Neste texto desafiam-nos, portanto, os modos de (re)configuração identitária pelos quais as experiências vividas são mantidas, permanecem amplamente desconhecidas e tantas vezes não são reconhecidas, sobretudo porque as investigações que temos realizado devolvem um feedback merecedor da reflexão profunda sobre o valor e a necessidade de escutar as crianças, valorizando uma ecologia dos saberes, mas também mais amplamente as aprendizagens e o desenvolvimento, pessoais e profissionais, derivados da vida e(m) interação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25299 |
ISSN: | 2448-0320 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|