Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25299

Title: Escutar as crianças nos anos iniciais e afirmar a nossa identidade profissional
Authors: Leal da Costa, Conceição
Sarmento, Teresa
Editors: Silva, Rovilson José
Oliveira Garcia, Sandra Regina
Czernisz, Eliane Cleide
Keywords: Escuta
Crianças
Interações
Identidades
Educadores e professores
Formação e desenvolvimento
Issue Date: 2018
Publisher: Revista Educação em Análise
Citation: Leal da Costa, C. & Sarmento, T. (2018). Escutar as crianças nos anos iniciais e afirmar a nossa identidade profissional. Revista Educação em Análise, 3 (2), (no prelo). Issn: 2448-0320
Abstract: A evolução sócio-histórica da escola, da educação escolar ou o pensamento sobre os professores e a sua formação mostram o quanto se têm ampliado as funções dos professores, redimensionando, inclusivamente, a natureza e a construção do conhecimento sobre as infâncias e as crianças. Para este texto mobilizamos a assertiva de que o professor é um profissional do humano, um interventor mais ou menos consciente e crítico do seu papel social, cuja ação se desenvolve na interação com outras pessoas, em especial, e aqui convocadas, as crianças. Nessa perspetiva, a ação docente com crianças só faz sentido se estiver fortemente impregnada de um compromisso social, ou seja, com as pessoas nos contextos que habita no dia-a-dia, pensando no que é mais imediato, mas também com a sociedade e a cultura, em termos mais globais. Neste texto desafiam-nos, portanto, os modos de (re)configuração identitária pelos quais as experiências vividas são mantidas, permanecem amplamente desconhecidas e tantas vezes não são reconhecidas, sobretudo porque as investigações que temos realizado devolvem um feedback merecedor da reflexão profunda sobre o valor e a necessidade de escutar as crianças, valorizando uma ecologia dos saberes, mas também mais amplamente as aprendizagens e o desenvolvimento, pessoais e profissionais, derivados da vida e(m) interação.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25299
ISSN: 2448-0320
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CLC_edição 33684-167654-1-CE.pdf280.61 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois