|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25297
|
Title: | Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores. |
Authors: | Leal da costa, Conceição Biscaia, Constança Parra, Andrés Arguello |
Editors: | Hernandez, Francesc J. Cardenal de la Nuez, María Eugenia |
Keywords: | Pesquisa biográfica Narrativas Formação de educadores/professores Aprendizagem Identidade |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Revista de Sociología de la Educación - RASE |
Citation: | Leal da Costa, C. Biscaia, C. & Parra, A. (2018). Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores. Revista de Sociología de la Educación - RASE 11(2), 258-279. |
Abstract: | Neste texto assumimos o quadro da pesquisa biográfica em Educação e a corrente das histórias de vida em formação, incluindo alguns estudos atuais neste campo. Partilhamos vivências, práticas e reflexões em torno de um ateliê biográfico de projeto (ABP) gerado e desenvolvido com onze estudantes durante o atual ano letivo, no período final da formação inicial de educadores/professores. Apresentamos os contornos do modelo de formação deste recente perfil profissional em Portugal, o processo associado à conceção do dispositivo pedagógico em si e como se tem desenvolvido em articulação com a concretização do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo na Universidade de Évora. Sustentando o ABP e testemunhando curiosidades e interesses iniciais, descortinamos algumas questões que nos moveram em busca de caminhos de construção de identidade(s). Para tanto, destacamos os conceitos de aprendizagem biográfica e de biographicity (Alleit & Dausien, 2000; Alleit, 2009) ou biograficidade em Delory-Momberger (2016), assim como o de ateliê biográfico de projeto proposto por (Delory-Momberger, 2016). Porque estamos na fase final, as considerações finais são narrativas emergentes de como em conjunto temos aprendido pensando sobre a própria vida. Terminamos sem concluir. Das releituras das narrativas biográficas escritas e das conversas que mantivemos nos momentos de encontro e partilha, anunciamos alguns aspetos onde ressalta(m) o(s) desejo(s) de ser educadora/professora em diferentes nuances e com voz. Advogamos que convocam reflexões sobre múltiplas identidade(s) em construção tendo em conta o processo, o contexto, o conhecimento e as pessoas em formação. Acompanhar e refletir em momentos de formação profissional universitária, pode ser um caminho que deixa carrilar projetos (d)e vida e identidades que se (re)constroem transgredindo posições e fomentando disposições. |
URI: | https://ojs.uv.es/index.php/RASE/article/view/12445 http://hdl.handle.net/10174/25297 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|