Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24796
|
Title: | Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância |
Authors: | Magalhães, C. Folque, M. A. |
Keywords: | Educação Infantil Estágio Formação de Professores EEducação de Infância |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Estadual de Londrina |
Citation: | Magalhães, C. & Folque, M. A. (2018). Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância, Educação em Análise, 3 (1),73-92. |
Abstract: | Este texto é resultado de pesquisa realizada durante estágio de pós-doutoramento na Universidade de Évora – Portugal e tem por objetivo discutir a formação da profissão docente para a infância num contexto de cooperação entre Professoras da Universidade, Educadoras Cooperantes e Estagiárias do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade de Évora. A questão norteadora residiu em analisar como a tríade professora da universidade, educadora cooperante e estagiária contribui para a construção profissional docente. A coleta de dados resultou das escritas das alunas sobre o estágio; das observações da prática de estágio com crianças de três a seis anos de idade; dos encontros de supervisão realizados na PES (Prática de Ensino Supervisionada); entrevistas com os sujeitos da pesquisa; e, ainda, da análise de documentos que orientam a formação de educadores da infância na Universidade de Évora, como o regulamento da PES e o programa do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Contribuíram diretamente para a geração de dados da pesquisa seis sujeitos, a saber: duas professoras da universidade, duas educadoras cooperantes e duas estagiárias. Os resultados revelaram compromisso com a qualidade da formação docente, capacidade de trabalho conjunto, especialmente a relevância da cooperação entre universidade, escola e estagiária ao criarem condições objetivas para a construção da docência voltada ao trabalho pedagógico na infância. |
URI: | http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/33994 http://hdl.handle.net/10174/24796 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|