Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24776

Title: Contributos para o estudo de gestão de conflitos entre os professores e os alunos do ISP: criação de um gabinete de mediação
Authors: Silva, Esnaola Di Stefano dos Ramos da
Advisors: Favinha, Marília Evangelina Sota
Keywords: Conflitos
Mediação de Conflitos
Relações Interpessoais
Conflicts
Conflict Mediation
Interpersonal Relationships
Issue Date: 25-Jan-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente investigação, “Contributos para o Estudo de Gestão de Conflitos entre os professores e os alunos do ISP: Criação de um Gabinete de Mediação” foi desenvolvido num dos pólos da Universidade de São Tomé e Príncipe denominado, Instituto Superior Politécnico, (ISP). A mesma investigação teve como objetivo analisar a problemática de Conflitos entre os professores e os alunos com vistas à criação de um Gabinete de Mediação que contribua na melhoria da gestão de Conflito entre esses elementos imprescindíveis do processo de ensino e aprendizagem. Em termos metodológicos optamos por uma abordagem quantitativa, utilizando o inquérito por questionário. No âmbito desta investigação, a nossa população são os professores, e os alunos do ISP. A nossa amostra, foram trinta e seis professores do ISP e sessenta alunos de primeiro ao quarto ano, selecionados de forma aleatória. Acreditamos que ao abarcar todos os anos dos cursos do ISP, a opção por uma abordagem quantitativa nos vai permitir atingir o objetivo inicial. Realizamos um estudo analítico-descritivo, ancorado num estudo de caso de caracter exploratório. Consideramos a bibliografia mais recente bem como a revisão das documentações oficiais e normativas da Universidade. Desta forma, concluimos que existem Conflitos entre professores e alunos do ISP com origem em diversas causas espelhadas neste estudo, que poderiam ser dirigidos com a existência de um Gabinete de mediação; CONTRIBUTIONS FOR THE STUDY OF CONFLICTS MANAGEMENT BETWEEN TEACHERS AND STUDENTS OF ISP: CREATION OF A MEDIATION OFFICE. ABSTRACT: This research, “contributions to the study of conflicts management between teachers and students of ISP: creation of a Mediation Office” was carried out in one of the campuses of the University of São Tomé and Príncipe called, Higher Polytechnic Institute (ISP). The purpose of this same research was to analyse the issue of conflicts between teachers and students in order to create a Mediation Office that shall contribute for improving the management of conflict between these essential elements of the teaching-learning process. In methodological terms we opted for a quantitative approach using the questionnaire survey. Within the framework of this research, our population is the teachers, and the students of the ISP. Our sample consisted of thirty-six ISP teachers and sixty students, from first to fourth grades, selected at random. We believe that by covering every year of ISP courses, the choice of a quantitative approach will allow us to reach the initial goal. We performed an analytical-descriptive study, anchored in an exploratory case study. We consider the most recent bibliography as well as the revision of official and normative documentation of the University. We conclude thus, that there are conflicts between teachers and students of the ISP that originate from several causes mentioned in this study, which could be addressed with the existence of a Mediation Office.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24776
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ciências_da_Educação-Esnaola_di_Stefano_dos_Ramos_Silva-Contributos_para_o_estudo_de_Gestão_de_conflitos....pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois