Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24748
|
Title: | Práticas Letivas de Sala de Aula de Matemática nos Anos Iniciais |
Authors: | Lucena, Isabel Borralho, António Dias, Josete |
Editors: | Gimenes, Nelson |
Keywords: | Processo de ensino aprendizagem avaliação das aprendizagens Matemática Anos inciais do ensino fundamental |
Issue Date: | Apr-2018 |
Publisher: | FCC |
Citation: | Lucena, I., Borralho, A. & Dias, J. (2018). Práticas Letivas de Sala de Aula de Matemática nos Anos Iniciais. Estudos em Avaliação Educaciobal, 29(70), 254-274 |
Abstract: | Este artigo visa caracterizar as práticas letivas que ocorrem nas salas de aula dos anos iniciais, na área curricular de matemática, a partir de uma pesquisa em cooperação internacional. Por meio de uma
metodologia de investigação qualitativa, em que a recolha de dados foi realizada a partir de observações de aulas e entrevistas assentes numa matriz de investigação, foram elaboradas sínteses conclusivas e interpretativas as quais denominamos de narrativas. A análise dessas narrativas mostrou alguns resultados: práticas avaliativas ainda centradas na classificação; participação efetiva dos alunos no processo de ensino e aprendizagem muito reduzida; ausência de
integração no que diz respeito à relação entre os processos de ensino, avaliação e aprendizagem; dentre outras. Pelo estudo ainda é possível afirmar que há um desejo de se realizar uma avaliação para as aprendizagens, porém é necessário fortalecer o campo teórico sobre avaliação para que em aula se possam problematizar e transgredir práticas estabelecidas |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24748 |
ISSN: | 1984-932X |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|