Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24746

Title: Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
Authors: Araujo, Angélica
Borralho, António
Editors: Flávia, Soares
Bruno, Dassie
Keywords: Comunicação Matemática
Práticas Letivas
Formação Inicial de Professores
Formação Continuada de Professores
Issue Date: May-2018
Publisher: Sociedade Brasileira de Educação Matemática
Citation: 5. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas. Comunicação. F. Soares & B. Dassie (Orgs), Anais do VII EEMAT (s/p). Niteroi: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (ISBN: 978-85-60253-06-7). Retirado de https://drive.google.com/file/d/1cy_eJO5CdcjQFxPsdS1c36MO1DXq-X52/view
Abstract: Neste minicurso enfatizamos a comunicação nas aulas de matemática como uma metodologia de ensino que deve estar presente na prática letiva de professores de matemática de todos os níveis de ensino, e como tema que necessita ser discutido nas licenciaturas em matemática com o objetivo de aproximar a sua formação deste contexto. Por isso, definimos como público alvo professores de matemática e licenciandos em matemática (alunos em formação inicial). O minicurso tem como objetivos: i) divulgar a comunicação matemática em sala de aula como uma metodologia de ensino; ii) identificar qual a percepção dos participantes sobre o tema comunicação matemática; iii) proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a comunicação matemática que promovem em suas salas de aula a partir de diálogos e tarefas previamente selecionados e iv) discutir sobre o papel da comunicação matemática no trabalho dos alunos, sobre as tarefas propostas pelo professor e que consequências poderá ter nas aprendizagens e no ensino. Para alcançar os objetivos recorremos a diálogos, a tarefas previamente selecionadas e ao incentivo de discussões como metodologia para desenvolver as ações do minicurso. Esperamos que ao final do minicurso os participantes possam se apropriar de elementos estruturantes que possam sustentar uma comunicação que seja eficaz em suas aulas de matemática, além de ter contato com práticas letivas que tragam consequências positivas para o ensino e as aprendizagens de seus alunos.
URI: https://drive.google.com/file/d/1cy_eJO5CdcjQFxPsdS1c36MO1DXq-X52/view
http://hdl.handle.net/10174/24746
ISBN: 978-85-60253-06-7
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
MC 5_ARAÚJO_BORRALHO.pdf345.8 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois