Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24746
|
Title: | Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas |
Authors: | Araujo, Angélica Borralho, António |
Editors: | Flávia, Soares Bruno, Dassie |
Keywords: | Comunicação Matemática Práticas Letivas Formação Inicial de Professores Formação Continuada de Professores |
Issue Date: | May-2018 |
Publisher: | Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
Citation: | 5. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas. Comunicação. F. Soares & B. Dassie (Orgs), Anais do VII EEMAT (s/p). Niteroi: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (ISBN: 978-85-60253-06-7). Retirado de https://drive.google.com/file/d/1cy_eJO5CdcjQFxPsdS1c36MO1DXq-X52/view |
Abstract: | Neste minicurso enfatizamos a comunicação nas aulas de matemática como uma
metodologia de ensino que deve estar presente na prática letiva de professores de matemática de todos os níveis de ensino, e como tema que necessita ser discutido nas licenciaturas em matemática com o objetivo de aproximar a sua formação deste contexto. Por isso, definimos como público alvo professores de matemática e licenciandos em matemática (alunos em formação inicial). O minicurso tem como objetivos: i) divulgar a comunicação matemática em sala de aula como uma metodologia de ensino; ii) identificar qual a percepção dos participantes sobre o tema comunicação matemática; iii) proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a comunicação matemática que promovem em suas salas de aula a partir de diálogos e tarefas previamente selecionados e iv) discutir sobre o papel da comunicação matemática no trabalho dos alunos, sobre as tarefas propostas pelo professor e que consequências poderá ter nas aprendizagens e no ensino. Para alcançar os objetivos recorremos a diálogos, a tarefas previamente selecionadas e ao incentivo de discussões como metodologia para desenvolver as ações do minicurso. Esperamos que ao final do minicurso os participantes possam se apropriar de elementos estruturantes que possam sustentar uma comunicação que seja eficaz em suas aulas de matemática, além de ter contato com práticas letivas que tragam consequências positivas para o ensino e as aprendizagens de seus alunos. |
URI: | https://drive.google.com/file/d/1cy_eJO5CdcjQFxPsdS1c36MO1DXq-X52/view http://hdl.handle.net/10174/24746 |
ISBN: | 978-85-60253-06-7 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|