|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24744
|
Title: | Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores |
Authors: | Silva, Barbara Brayner, Conceição Borralho, António |
Editors: | Dias, Marisa Pirola, Nelson |
Keywords: | Avaliação Tecnologia Formação de Professores |
Issue Date: | 5-Dec-2018 |
Publisher: | UNESP/FC/Departamento de Educação |
Citation: | 3. Silva, B. C., Brayner, C. & Borralho, A. (2018). Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores. M. S. Dias & N. A. Pirola (Orgs), Da Educação Básica ao Ensino Superior: Avaliação, Formação de Professores e Direito à Educação (s/p). ISBN: 978-85-5444-009-1). Retirado de http://www.conave-unesp.com.br/cnv/anais/index.php?t=TC2018101509013# |
Abstract: | O estudo apresentado busca suscitar reflexões acerca do uso de tecnologias na avaliação
em matemática na perspectiva de professores para a melhoria da aprendizagem. Foram
realizados inquéritos por questionário com professores que atuam no ensino médio da
educação básica de diferentes municípios do estado do Pará a partir de um projeto
executado na rede estadual de ensino que estimula o uso de tecnologia nas salas de aula
e atendeu-se às narrativas elaboradas por esses mesmos professores. Optamos por uma
investigação de base qualitativa com abordagem quantitativa, no qual 42 professores
participaram, tendo estes, em média, 15 anos de experiência docente. Os resultados
evidenciam que as tecnologias se fazem presentes na escola podendo auxiliar
professores na organização do trabalho pedagógico, além de propiciar a autoformação
dos professores, colaborando com a reflexão da e na ação docente. A pesquisa revela
ainda, a partir das narrativas de professores, os benefícios dos recursos tecnológicos
aliados à avaliação em matemática, além das possibilidades de aproximação entre
docentes e discentes não limitando a avaliação à apresentação de dados sobre o ensino e
aprendizagem além de se caracterizar como expressão da modernidade, que estimula a
motivação dos jovens que se mostram alheios ao trabalho pedagógico se voltando
apenas para instrumentalizar profissionais naquilo que supostamente precisa melhorar.
As informações coletadas expressam a amplitude e alcance das tecnologias em
educação, em especial no que se refere à matemática e nos estimula a pensar caminhos
diferentes no sentido de oportunizar, refletir e analisar situações reais de ensino e
aprendizagem, valorizando a relação professor - aluno para aprendizagem e superação
de dificuldades. |
URI: | http://www.conave-unesp.com.br/cnv/anais/index.php?t=TC2018101509013# http://hdl.handle.net/10174/24744 |
ISBN: | 978-85-5444-009-1 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|