Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24744

Title: Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores
Authors: Silva, Barbara
Brayner, Conceição
Borralho, António
Editors: Dias, Marisa
Pirola, Nelson
Keywords: Avaliação
Tecnologia
Formação de Professores
Issue Date: 5-Dec-2018
Publisher: UNESP/FC/Departamento de Educação
Citation: 3. Silva, B. C., Brayner, C. & Borralho, A. (2018). Avaliação em Matemática com uso de Tecnologias no Ensino Médio na Perspectiva de Professores. M. S. Dias & N. A. Pirola (Orgs), Da Educação Básica ao Ensino Superior: Avaliação, Formação de Professores e Direito à Educação (s/p). ISBN: 978-85-5444-009-1). Retirado de http://www.conave-unesp.com.br/cnv/anais/index.php?t=TC2018101509013#
Abstract: O estudo apresentado busca suscitar reflexões acerca do uso de tecnologias na avaliação em matemática na perspectiva de professores para a melhoria da aprendizagem. Foram realizados inquéritos por questionário com professores que atuam no ensino médio da educação básica de diferentes municípios do estado do Pará a partir de um projeto executado na rede estadual de ensino que estimula o uso de tecnologia nas salas de aula e atendeu-se às narrativas elaboradas por esses mesmos professores. Optamos por uma investigação de base qualitativa com abordagem quantitativa, no qual 42 professores participaram, tendo estes, em média, 15 anos de experiência docente. Os resultados evidenciam que as tecnologias se fazem presentes na escola podendo auxiliar professores na organização do trabalho pedagógico, além de propiciar a autoformação dos professores, colaborando com a reflexão da e na ação docente. A pesquisa revela ainda, a partir das narrativas de professores, os benefícios dos recursos tecnológicos aliados à avaliação em matemática, além das possibilidades de aproximação entre docentes e discentes não limitando a avaliação à apresentação de dados sobre o ensino e aprendizagem além de se caracterizar como expressão da modernidade, que estimula a motivação dos jovens que se mostram alheios ao trabalho pedagógico se voltando apenas para instrumentalizar profissionais naquilo que supostamente precisa melhorar. As informações coletadas expressam a amplitude e alcance das tecnologias em educação, em especial no que se refere à matemática e nos estimula a pensar caminhos diferentes no sentido de oportunizar, refletir e analisar situações reais de ensino e aprendizagem, valorizando a relação professor - aluno para aprendizagem e superação de dificuldades.
URI: http://www.conave-unesp.com.br/cnv/anais/index.php?t=TC2018101509013#
http://hdl.handle.net/10174/24744
ISBN: 978-85-5444-009-1
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Silva, Brayner & Borralho-CONAVE-2018.pdf238 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois