Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24739
|
Title: | A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Inciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras |
Authors: | Araujo, Angélica Borralho, António BORRALHO, António |
Editors: | Mendes, Iran |
Keywords: | Comunicação Aulas de Matemática Formação Inicial Anos Iniciais Ensino Fundamental |
Issue Date: | 29-Jun-2018 |
Publisher: | Sociedade Brasileira de História da Matemática e Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
Citation: | 2. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). ). A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Inciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras. I. A. Mendes, M. L. Rocha & M. Chaquiam (Coord), Anais V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 1549-1561). Belém: SBEM-PA (ISSN: 2446-6336). Retirado de http://sipemat2018.sbempara.com.br/files/Anais_SIPEMATParte1.pdf |
Abstract: | Neste artigo abordamos a importância da linguagem verbal na comunicação e apresentamos os principais elementos que compõe o processo verbal de comunicação nas aulas de matemática (mensagem, contexto, remetente, destinatário, contato e código). Entendemos a comunicação como uma forma de promover interações entre os sujeitos que participam do processo comunicacional. Tivemos como objetivo identificar a importância dada à comunicação nas aulas de matemática por um grupo de futuras professoras dos anos iniciais com base nas seguintes questões: i) O que é comunicação?; ii) Como é que a comunicação ocorre em sala de aula? e; iii) O que contribui para uma comunicação eficaz? Quem decide isso?. Para alcançar os objetivos propostos apresentamos uma análise descritiva dos dados coletados em uma turma de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemáticas e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (LIECML/ IEMCI/ UFPA). Os dados foram coletados durante uma aula cuja proposta era a realização de um debate
sobre o tema comunicação. As participantes foram separadas em dois grupos, um com 08 (oito) participantes e outro com 07 (sete) participantes que se dividiram por afinidades. Das análises realizadas percebemos que para as futuras professoras a comunicação é uma forma de interação entre professores e alunos e que esta se estabelece, principalmente, através do diálogo mediado pelo professor que é o responsável pela comunicação na sala de aula. Percebemos então, que as participantes consideram a comunicação um aspecto importante e que deve estar presente nas aulas apesar de suas perspectivas de comunicação ainda estarem focadas na transmissão de conhecimento |
URI: | http://sipemat2018.sbempara.com.br/files/Anais_SIPEMATParte1.pdf http://hdl.handle.net/10174/24739 |
ISBN: | 2446-6336 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|