|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24716
|
Title: | COMUNICAÇÃO ORAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE FUTURAS PROFESSORAS |
Authors: | Araujo, Angélica Borralho, António |
Editors: | Alexandra, Rodrigues Ana, Barbosa, Ana, Santiago, António, Domingos Carlos, Carvalho Cláudia, Ventura Conceição, Costa Helena, Rocha José Manuel, Matos Lurdes, Serrazina Mária, Almeida Paula, Teixeira Renata, Carvalho Ricardo, Machado Susana, Carreira |
Keywords: | Comunicação oral Aula de Matemática Formação Inicial de Professores Anos Iniciais |
Issue Date: | Nov-2018 |
Publisher: | SPIEM |
Citation: | 4. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). A Comunicação Matemática nas Aulas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras. In A. Rodrigues, A. Barbosa, A. Santiago, A. Domingos, C. Carvalho, C. Ventura, C. Costa, H. Rocha, J. M. Matos, L. Serrazina, M. Almeida, P. Teixeira, R. Carvalho, R. Machado & S. Carreira (Eds), Livro de Atas do EIEM 2018: Aula de Matemática (pp. 215-225). Coimbra: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. (ISBN: 2182-0023) Retirado de https://drive.google.com/file/d/1bXIGZHoCA8jw1khZlXhRfbbo_mxHRO3t/view |
Abstract: | Neste artigo abordamos a comunicação oral nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental e apresentamos os principais elementos que compõe este
processo (mensagem, contexto, remetente, destinatário, contato e código) e suas respectivas funções. Tivemos como objetivo identificar a importância dada à comunicação nas aulas de matemática por um grupo de futuras professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Para alcançar o objetivo proposto optou-se, metodologicamente, por uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, cujos dados foram oriundos de um debate detalhado sobre o tema, numa turma de
Licenciatura Integrada em Ciências, Matemáticas e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (LIECML/ IEMCI/ UFPA). Da análise realizada percebemos que para as futuras professoras a comunicação oral é uma forma de interação entre professores e alunos e que esta se estabelece, principalmente, através do diálogo mediado pelo professor que é o responsável pela
comunicação na sala de aula. Percebemos então, que as participantes consideram a comunicação como oral um aspecto importante e que deve estar presente nas aulas apesar de suas perspectivas de comunicação ainda estarem focadas na transmissão de conhecimento. |
URI: | https://drive.google.com/file/d/1bXIGZHoCA8jw1khZlXhRfbbo_mxHRO3t/view http://hdl.handle.net/10174/24716 |
ISBN: | 2182-0023 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|