Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24716

Title: COMUNICAÇÃO ORAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE FUTURAS PROFESSORAS
Authors: Araujo, Angélica
Borralho, António
Editors: Alexandra, Rodrigues
Ana, Barbosa,
Ana, Santiago,
António, Domingos
Carlos, Carvalho
Cláudia, Ventura
Conceição, Costa
Helena, Rocha
José Manuel, Matos
Lurdes, Serrazina
Mária, Almeida
Paula, Teixeira
Renata, Carvalho
Ricardo, Machado
Susana, Carreira
Keywords: Comunicação oral
Aula de Matemática
Formação Inicial de Professores
Anos Iniciais
Issue Date: Nov-2018
Publisher: SPIEM
Citation: 4. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). A Comunicação Matemática nas Aulas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras. In A. Rodrigues, A. Barbosa, A. Santiago, A. Domingos, C. Carvalho, C. Ventura, C. Costa, H. Rocha, J. M. Matos, L. Serrazina, M. Almeida, P. Teixeira, R. Carvalho, R. Machado & S. Carreira (Eds), Livro de Atas do EIEM 2018: Aula de Matemática (pp. 215-225). Coimbra: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. (ISBN: 2182-0023) Retirado de https://drive.google.com/file/d/1bXIGZHoCA8jw1khZlXhRfbbo_mxHRO3t/view
Abstract: Neste artigo abordamos a comunicação oral nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental e apresentamos os principais elementos que compõe este processo (mensagem, contexto, remetente, destinatário, contato e código) e suas respectivas funções. Tivemos como objetivo identificar a importância dada à comunicação nas aulas de matemática por um grupo de futuras professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Para alcançar o objetivo proposto optou-se, metodologicamente, por uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, cujos dados foram oriundos de um debate detalhado sobre o tema, numa turma de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemáticas e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (LIECML/ IEMCI/ UFPA). Da análise realizada percebemos que para as futuras professoras a comunicação oral é uma forma de interação entre professores e alunos e que esta se estabelece, principalmente, através do diálogo mediado pelo professor que é o responsável pela comunicação na sala de aula. Percebemos então, que as participantes consideram a comunicação como oral um aspecto importante e que deve estar presente nas aulas apesar de suas perspectivas de comunicação ainda estarem focadas na transmissão de conhecimento.
URI: https://drive.google.com/file/d/1bXIGZHoCA8jw1khZlXhRfbbo_mxHRO3t/view
http://hdl.handle.net/10174/24716
ISBN: 2182-0023
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
atas-eiem-2018-vf-227-237_Angelica-Antpnio.pdf709.75 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois