Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24656

Title: Influência da distribuição da solução nutritiva na produção e no teor em fenóis totais e poder antioxidante em Spinacia oleracea cultivada em coco.
Authors: Machado, R. M. A.
Alves-Pereira, I
Ferreira, R
Editors: Pereira, José Alberto
Keywords: Espinafre
cultura sem solo
motte
FRAP
ensaio Folin-Ciocalteau
Issue Date: 2017
Publisher: Associação Portuguesa de Horticultura (APH)
Citation: Machado, Rui M.A., Alves-Pereira Isabel, Ferreira, Rui (2017) Influência da distribuição da solução nutritiva na produção e no teor em fenóis totais e poder antioxidante em Spinacia oleracea cultivada em coco. Book of Abstracts VII Congresso Ibérico de Ciências Hortícolas, Coimbra, Portugal. ISBN: 978-972-8936-27-3
Abstract: A produção de vegetais de folhas em substrato têm vindo a aumentar em Portugal. A utilização do coco possui a vantagem de ser biodegradável, ser um recurso renovável e permitir a obtenção de elevadas produtividades em diferentes culturas hortícolas. Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência da distribuição da solução nutritiva na produção, no teor em fenóis e poder antioxidante (FRAP) em espinafres cultivados em coco. Para o efeito realizou-se um ensaio com dois tratamentos, quatro e oito gotejadores por caixa de poliestireno expandido, em blocos casualizados com cinco repetições. Plântulas de espinafre em mottes (cinco por motte, 160 plantas m-2) foram transplantadas, aos 18 dias após a emergência para caixas de poliestireno expandido, preenchidas com coco e colocadas a crescer em estufa. As plantas foram regadas diariamente com uma solução nutritiva. A produção de matéria fresca aumentou com o número de gotejadores, tendo alcançado 3.55 kg m-2. O teor em fenóis totais e o FRAP do limbo diminuíram com o número de gotejadores 23% e 25%, respetivamente. O teor em fenóis do pecíolo (15 mg eq. ac. gálico/100 g PF) foi muito inferior ao do limbo e não foi afetado pelo tratamento. O poder antioxidante do limbo esteve correlacionado positivamente com o seu teor em fenóis totais (r = 0,79, p <0,01).
URI: http://hdl.handle.net/10174/24656
ISBN: 978-972-8936-27-3
Type: article
Appears in Collections:MED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2017 VIII CICH Abstract Book.pdf257.34 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois