Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24404
|
Title: | Atitudes dos estudantes de Educação Social face à deficiência Intelectual |
Authors: | Sampaio, R. Bertão, A. Franco, Vitor |
Keywords: | Atitudes Deficiência |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Revista de Educação Especial e Reabilitação |
Citation: | Revista de Educação Especial e Reabilitação, IV, 24, 160-176 |
Abstract: | A formação de futuros profissionais no domínio da intervenção social passa
necessariamente pelo desenvolvimento de atitudes adequadas para com a diferença,
nomeadamente para com as pessoas com deficiência intelectual (DI).
O presente estudo tem como objetivo conhecer as atitudes de estudantes de
Educação Social face às pessoas com DI e caraterizá-las nas dimensões cognitiva,
afetiva e comportamental.
Participaram no estudo 130 alunos de um Curso de Licenciatura em Educação Social
e um grupo de 92 pessoas da população em geral. Foi usado como instrumento o
Attitudes Toward Intellectual Disability Questionnaire (ATTID).
Os resultados evidenciaram posições ambivalentes nas três dimensões atitudinais,
conhecimentos pouco precisos sobre a DI, mais sentimentos de compaixão e maior
reserva na interação com pessoas com DI que apresentam dificuldades funcionais
severas. Comparando com a população em geral, os estudantes de Educação Social
mostraram atitudes mais favoráveis quanto à defesa dos direitos das pessoas com DI
e na interação com elas.
Podemos concluir que é necessário promover estratégias educativas, quer junto de
futuros profissionais de intervenção psicossocial quer da população em geral, que
potenciem uma maior consciencialização e atitudes efetivamente inclusivas face às
pessoas com DI. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24404 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|