Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24404

Title: Atitudes dos estudantes de Educação Social face à deficiência Intelectual
Authors: Sampaio, R.
Bertão, A.
Franco, Vitor
Keywords: Atitudes
Deficiência
Issue Date: 2018
Publisher: Revista de Educação Especial e Reabilitação
Citation: Revista de Educação Especial e Reabilitação, IV, 24, 160-176
Abstract: A formação de futuros profissionais no domínio da intervenção social passa necessariamente pelo desenvolvimento de atitudes adequadas para com a diferença, nomeadamente para com as pessoas com deficiência intelectual (DI). O presente estudo tem como objetivo conhecer as atitudes de estudantes de Educação Social face às pessoas com DI e caraterizá-las nas dimensões cognitiva, afetiva e comportamental. Participaram no estudo 130 alunos de um Curso de Licenciatura em Educação Social e um grupo de 92 pessoas da população em geral. Foi usado como instrumento o Attitudes Toward Intellectual Disability Questionnaire (ATTID). Os resultados evidenciaram posições ambivalentes nas três dimensões atitudinais, conhecimentos pouco precisos sobre a DI, mais sentimentos de compaixão e maior reserva na interação com pessoas com DI que apresentam dificuldades funcionais severas. Comparando com a população em geral, os estudantes de Educação Social mostraram atitudes mais favoráveis quanto à defesa dos direitos das pessoas com DI e na interação com elas. Podemos concluir que é necessário promover estratégias educativas, quer junto de futuros profissionais de intervenção psicossocial quer da população em geral, que potenciem uma maior consciencialização e atitudes efetivamente inclusivas face às pessoas com DI.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24404
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ruth_Bertão & Franco_2018.docx197.51 kBMicrosoft Word XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois