|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24268
|
Title: | Contribuição para o estudo da influência do teor em água na resistência de solos compactados |
Authors: | Serrão, José Gregório Gomes |
Advisors: | Faria, Paula Alexandra Gonçalves |
Keywords: | Solos compactados Resistência ao corte Teor em água Cadernos de encargos Aterros Estabilidade de taludes Compacted soils Shear strength Moisture content Construction specifications Landfill Slope stability |
Issue Date: | 4-Dec-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente trabalho pretende abordar um aspeto associado aos solos compactados, da
maior importância no desempenho e estabilidade dos aterros. O tema prende-se com a
influência da água no comportamento e resistência ao corte de solos compactados.
Para as obras de terra especialmente os aterros que integram empreendimentos viários
(sejam rodoviários ou ferroviários), são vários os requisitos que os solos têm que cumprir
para poderem ser aplicados, havendo igualmente requisitos a cumprir aquando da sua
aplicação na execução de camadas de aterro. Estas regras são restritas e definidas através
do Caderno de Encargos (CE), documento integrante das empreitadas de construção deste
tipo de empreendimentos. Em Portugal, para a construção de Infraestruturas, sob a égide
da entidade pública Infraestruturas de Portugal, o CE adotado é o Caderno de Encargos
Tipo Obra (CETO). Este documento determina e limita as características dos solos a usar
e as condições com que podem ser utilizados.
O aspeto que interessa a esta investigação corresponde ao estado de humidade dos solos
aquando da sua aplicação em camada de aterro, estado esse que consta das condições de
aplicação dos solos em aterro, patenteadas no CETO.
Esta investigação pretende estudar de que modo varia a resistência ao corte de solos compactados,
em função das variações do teor em água com que se efetua essa compactação.
Deste modo pretende-se contribuir para a avaliação e discussão sobre a adequação dos
limites impostos em sede do CETO, para este aspeto basilar da construção de aterros
rodoviários, ou ferroviários.
Para concretizar o objetivo desta investigação, colheram-se 5 amostras de solos, que foram
sujeitas a uma fase de testes experimentais, cujos resultados permitiram uma análise
e discussão da questão, que se espera possa contribuir para um estudo maior e, eventualmente,
para a redefinição dos limites impostos pelo CETO ao teor de humidade dos solos
admitido para a sua utilização na construção de aterros; Abstract:
The present research intends to approach an aspect associated about compacted soils, of
major importance in the performance and stability of the landfills construction. The theme
is the influence of water on behavior and shear strength of compacted soils. For land
works, especially landfills that integrate road projects (whether road or railway), there are
several requirements that the soils must fulfilled in order to be applied. These rules are
restricted and defined through the CE Charge Workbook, an integral document of the
construction regulation of this type of enterprises. In Portugal, for the construction of
Infrastructures, under the aegis public entity Infraestruturas de Portugal, the adopted CE
is the Workbook of Type Construction Charges (CETO). This document defines the soils
and the conditions under which they may be used.
The main aspect that concerns this investigation corresponds to the soils moisture content,
when it is applied in a landfill layer construction, which is the conditions patented in the
CETO.
This research intends to study how the shear strength of compacted soils varies according
to the variations of the moisture-content with which this compaction is carried out.
In this way it is intended to contribute to the evaluation and discussion on the adequacy
of the limits imposed in the CETO, for this basic aspect of the construction of road or
railroad landfills.
In order to achieve the objective of this investigation, 5 different soils were taken, which
were subjected to an experimental test phase. The results allowed for an analysis and
discussion of the question, which is expected to contribute to a larger study and possibility
to a redefinition of the limits imposed by the CETO to the moisture content of the soil
allowed for its use in the construction of landfills. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24268 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|