Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24215
|
Title: | Aprendizagem da língua materna e suporte familiar |
Authors: | Pires, Heldemerina Candeias, Adelinda Diniz, António M. |
Keywords: | atitudes rendimento escolar língua materna suporte familiar modelação de equações estruturais |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Instituto Superior Politécnico de Gaia |
Citation: | Pires, H., Candeias, A., & Diniz, A. M. (2018). Aprendizagem da língua materna e suporte familiar. Psicologia, Educação e Cultura, 22(1), 49-65. |
Abstract: | Neste estudo propomos avaliar a influência do suporte familiar (SF) e da atitude face a aprendizagem da língua materna sobre o rendimento escolar a Língua Portuguesa (LP). Este estudo envolveu 885 participantes a frequentar o Ensino Básico de escolas portuguesas (leque etário = 10-18 anos), de ambos os géneros. Utilizaram-se os resultados das avaliações finais a LP, o Questionário de Variáveis Contextuais-Suporte Familiar e o Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa. Através da modelação de equações estruturais observou-se que os instrumentos apresentaram uma boa validade estrutural e que o SF exerceu um efeito positivo sobre o rendimento a LP, bem como influenciou a relação de predição entre a atitude face à LP e o rendimento a LP. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24215 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|