Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24162

Title: Desenho de um modelo de competências para um departamento de uma multinacional americana
Authors: Severino, Ana Teresa Pena
Advisors: Silva, Paulo Resende da
Keywords: Competências
Modelos de competência
Recursos humanos
Competences
Competency models
Human resources
Issue Date: 28-Nov-2018
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: presente trabalho de projeto tem como base de estudo a temática das competências, procurando identificar as competências chave para a construção de um possível modelo de competências para o departamento de contas a receber de uma multinacional americana. No decorrer do trabalho são evidenciados os contributos de diversos investigadores da temática em questão, as origens latina e anglo-saxónica de competência, bem como os diversos modelos de competências presentes na obra de Seema Sanghi. Estando este trabalho de projeto direcionado para o desenho de um modelo de competências, foi necessário utilizar ferramentas de natureza qualitativa, nomeadamente entrevistas e sessões de Focus Group com os demais intervenientes, de forma a identificar as capacidades, conhecimentos e comportamentos, bem como as competências úteis e determinantes necessárias para a realização das tarefas inerentes aos cargos de administrativo, supervisor e manager. Com a análise pormenorizada dos dados, obteve-se por fim o modelo final de competências; ABSTRACT: Designing a competency model for a department of an american multinational com-pany The present work is based on the thematic of competences, trying to identify the key competences to design a possible competency model for the Accounts Receivables department of a multinational company. During the development of this work are showed the contributions of several investigators on this thematic, the latin and the anglo-saxon origins of competence, and the several competency models presented in the handbook of Seema Sanghi. In spite of this work project being directed for the designing of a competency model, it was necessary use qualitative tools, like interviews and Focus Group sessions, with all the individuals, in way to identify the skills, knowledges and behaviors, as well as the important and the determinants competences necessary for the concretization of the tasks inherent to the administrative, supervisor and manager careers. With a detailed data analyze it was finally possible to design the final competency model.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24162
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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