Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24131
|
Title: | Literatura na escola: Conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo - um estudo entre Brasil e Portugal. |
Authors: | Debus, José Carlos Souza, Renata Junqueira Balca, Angela |
Keywords: | Autonomia Escola Leitor Literatura |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Revista de Letras, v. 20, n. 30, p.54-65 https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695 |
Abstract: | Este texto busca apresentar pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento que envolve a
literatura infantil e juvenil em cenários luso-brasileiros no contexto de pósdoutoramentos.
A primeira pesquisa se interessou em saber qual o lugar da literatura na
escola em contextos brasileiros e portugueses. A segunda pesquisa se propõe a investigar
a literatura infantojuvenil como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar
empírico e autônomo por parte do estudante, apoiados em análises de textos literários
produzidos por autores portugueses e brasileiros. No primeiro trabalho a perspectiva de
análise foi organizada a partir das teorias de Jauss e Iser, que enfatizam o caráter
comunicativo de uma obra literária. No segundo, o referencial se apoia em Freire,
Rancière e Candido que entretecem educação e literatura. O comprometimento com o
desenvolvimento da leitura e o seu papel no campo educacional tem estimulado e
realizado pesquisas comparativas com investigadores brasileiros e portugueses ao longo
das últimas duas décadas no sentido de contribuir no incremento do conhecimento mútuo
de dois povos, Brasil e Portugal. E as ações de seus pesquisadores envolvem a temática da
literatura nas relações de ensino e aprendizagem e comparam práticas de leitura literária
e se interessam pela formação do leitor autônomo. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24131 |
ISSN: | 2179-5282 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|