Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24130
|
Title: | Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar |
Authors: | Cardoso, Ana Marta Balça, Ângela |
Keywords: | Leitura Escrita Educação Pré-Escolar |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Educação, v. 40, n. 3, p. 442-430 http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/25489 |
Abstract: | Neste estudo, centrámo-nos nas concepções das crianças, sobre a leitura e a escrita, em idade pré-escolar. Os
objectivos deste estudo foram investigar as concepções que as crianças tinham sobre a funcionalidade e utilidade da
leitura e da escrita e identificar que conhecimentos revelavam as crianças sobre diferentes suportes de leitura e escrita.
Utilizámos o paradigma metodológico da investigação-acção e a recolha de dados foi feita numa sala de educação
pré-escolar, junto de crianças com 5/6 anos. Para esta recolha de dados utilizámos como instrumentos a entrevista
semiestruturada e um conjunto de suportes de leitura e escrita de uso corrente. As conclusões apontaram para a par
dos conhecimentos sobre a funcionalidade da leitura, todas as crianças evidenciaram possuir conhecimentos sobre
diferentes suportes de leitura e escrita; e para a influência das práticas/contacto com a leitura e a escrita e materiais
impressos no nível de elaboração das concepções das crianças, no que diz respeito à leitura e à escrita. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24130 |
ISSN: | 1981-2582 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|