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http://hdl.handle.net/10174/24032
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Title: | A formação contínua de professores dos estabelecimentos de ensino superior das forças armadas angolanas como factor de qualidade de ensino: caso do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) - Luanda |
Authors: | Fonseca, Florêncio José da |
Advisors: | Favinha, Marília Evangelina Sota |
Keywords: | Ensino Superior Formação Contínua de Professores Forças Armadas Desenvolvimento Profissional Qualidade da Formação Higher Education Continuing Teacher Training Armed Forces Professional Development Quality |
Issue Date: | 7-Dec-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Com esta de investigação pretendeu-se desenvolver um estudo, sobre uma questão premente, em educação, em Angola: Qual o impacto da qualidade da Formação Contínua de professores dos estabelecimentos de ensino superior das forças armadas angolanas, no ISTM? Tendo também como objetivo contribuir para o conhecimento que possibilite o desenvolvimento do professor, e colmatar lacunas da formação inicial ou para introduzir novos conceitos e novas práticas no ensino.
Este trabalho de investigação situa-se no âmbito da formação contínua, que parte de uma conceção de formação abrangente, que compreende as experiências pessoais em que o professor se envolve, que trazem benefício direto ou indireto para si e de que forma a qualidade desta formação irá ter impacto no desempenho com os alunos.
Trata-se de uma abordagem mais globalizante do percurso formativo dos professores, no contexto educativo Angolano, nos estabelecimentos de ensino superior das forças armadas angolanas. Esta investigação contribuiu para conhecer assim, a experiência dos professores, do ponto de vista da aquisição de competências e de desenvolvimento profissional.
Neste estudo, analisámos de que modo, a qualidade da formação contínua frequentada, tem contribuído para o desenvolvimento profissional destes professores do ensino superior.
Do ponto de vista metodológico optámos por realizar um estudo de natureza quantitativa, recorrendo ao método de recolha de dados quantitativos (inquérito por questionário, a professores) e análise documental/legislação.
Os resultados desta investigação apontam para alguma escassez de formação contínua ao nível do ISTM, e em alguns casos a formação ministrada não vai ao enconytro das necessidades sentidas e das expetativas, pois a maioria não são nas áreas em que estes professores lecionam. Contudo, os professores referem que as formações contínuas frequentadas tem tido qualidade e que lhes tem permitido produzir conhecimento que possibilite aos professores e gestores dos institutos assumirem um papel mais ativo e colaborativo na conceção e implementação de ações de formação que contribuam para o seu desenvolvimento profissional e para a aquisição de competências; ABSTRACT:
With this research we intend to develop a study, on a pressing issue in education, in Angola: What is the impact of the quality of Continuing Education of teachers of higher education establishments of the Angolan armed forces in the ISTM? It also aims to contribute to the knowledge that makes possible the development of the teacher, and fill gaps in the initial formation or to introduce new concepts and new practices in teaching.
This research work is part of continuous training, which starts from a comprehensive training design, which includes the personal experiences in which the teacher engages, which bring a direct or indirect benefit to him and how the quality of this training will impact performance with students.
This is a more global approach to the training of teachers in the Angolan educational context in higher education institutions of the Angolan armed forces. This research has contributed to know the experience of teachers, from the point of view of skills acquisition and professional development.
In this study, we analyzed how the quality of continuing education attended has contributed to the professional development of these higher education teachers. From the methodological point of view, we decided to carry out a quantitative study, using the quantitative data collection method (questionnaire survey, teachers) and document analysis / legislation.
The results of this research point to some lack of continuous training at the level of the ISTM, and in some cases the training provided does not meet the needs felt and the expectations, since most are not in the areas in which these teachers teach. However, teachers report that the continuous training they have attended has been of a high quality and has allowed them to produce knowledge that enables teachers and managers of the institutes to take a more active and collaborative role in the design and implementation of training actions that contribute to their professional development and for the acquisition of skills. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24032 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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