Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23960
|
Title: | Relatório de prática de ensino supervisionada na Escola de Música Conservatório Regional de Évora. "Método de iniciação ao violino prestigiando a música de tradição oral do Alentejo" |
Authors: | Fernandes, Andreia Filipa Vaz |
Advisors: | Scripcaru, Liviu |
Keywords: | Prática de ensino Estágio supervisionado Violino Melodias tradicionais alentejanas Iniciação ao violino Método para violino Teaching practices Supervised internship Violin Traditional melodies from Alentejo Violin beginner course Violin method |
Issue Date: | 7-Dec-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada do Mestrado em ensino da Música da Universidade de Évora, relativo ao ano letivo de 2016/2017. O estágio teve como instituição acolhedora o Conservatório Regional de Évora - Eborae Música (CREV).
Após uma contextualização do Conservatório Regional de Évora e uma apresentação dos alunos seguidos no estágio, segue uma descrição do desempenho de cada uma das alunas e, no final, uma análise crítica da atividade docente.
Na segunda secção é apresentada uma investigação exploratória, que tem como objetivo averiguar se as crianças que frequentam a iniciação em violino têm contacto com as melodias de carácter oral tradicional do Alentejo. Foram escolhidas para os questionários melodias que são do conhecimento geral da população da região, de seguida é feita uma seleção das melodias pelos alunos. A etapa seguinte tem como meta a adaptação das peças para o nível dos alunos que frequentam o regime iniciação em violino; Abstract: Repport Of The Supervised Teaching Practice at Escola De Música Conservatório Regional De Évora. Violin Iniciation Method Emphacizing on Alentejo`s Traditional Music
This report is part of the Supervised Teaching Practice course unit, from the Master of Arts in Music Teaching at the University of Évora, regarding the academic year 2016/2017. The internship was hosted by the Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica (CREV).
After a presentation of the CREV and the students followed during the internship, follows a description of each student's performance. We finish this first part with a critical analysis of the intern's activity.
In the second part, we present an exploratory research, with the purpose of examining the violin-teaching situation of Alentejo to ascertain if students are in contact with melodies of the oral traditional nature of this region. For this survey we chose well-known melodies. Afterwards the students select the melodies, which will then be adapted to the students' levels. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23960 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|